Público prefere filmes de Hollywood com elenco diverso, diz estudo

Uma pesquisa mostrou que o público nos EUA prefere filmes com elenco diversificado. De acordo com uma matéria do THR, essa é a conclusão da UCLA do último Hollywood Diversity Report, lançado quinta-feira (22).

O relatório de 2021, com o subtítulo Pandemic in Progress (Pandemia em andamento, em tradução livre, apontou que pessoas não brancas são responsáveis ​​por mais de 40 por cento da população dos Estados Unidos e tem aumentando cada vez mais a participação em salas de cinema e na audiência de filmes para serviços de streaming dominantes como Netflix e Amazon Prime.

“Em 2020, as pessoas de cor representaram a maior parte do fim de semana de estreia, as bilheterias domésticas de seis dos dez melhores filmes (classificados pela bilheteria global) e metade da bilheteria de um sétimo filme dos dez melhores”, afirmou o relatório da UCLA.

Da mesma forma, as famílias não brancas também foram maioria quando se tratou de audiência de filmes para oito dos dez principais filmes lançados em plataformas de streaming em 2020.

“Hollywood se beneficiaria muito ao abraçar as revelações de 2020 sobre as possibilidades financeiras associadas a grandes avanços na frente da diversidade”, recomendou o relatório.

Ao mesmo tempo, as comparações de audiência de filmes nos últimos dois anos são complicadas pela pandemia, o que levou os grandes estúdios a atrasar os lançamentos nos cinemas para além de 2021.

Marcus (Martin Lawrence) e Mike (Will Smith) em Bad Boys para Sempre (Reprodução)
Marcus (Martin Lawrence) e Mike (Will Smith) em Bad Boys para Sempre (Reprodução)

O relatório da UCLA disse que os dez dos filmes lançados em 2020 que mais atraíram um público diverso incluem Bad Boys para Sempre, que teve mais da metade de seu elenco composto por atores de minorias e arrecadou US$ 426,5 milhões na bilheteria, enquanto Tenet de Christopher Nolan e Sonic – O Filme  tinha entre 31% e 40% de pessoas negras no elenco.

O relatório anual disse que a bilheteria e os ganhos de audiência de streaming para filmes de Hollywood com elenco diverso coincidiram com a indústria do entretenimento contratando mais pessoas não brancas para as principais posições na tela e criativas.

“Filmes escritos ou dirigidos por pessoas de cor em 2020 tiveram elencos significativamente mais diversos do que aqueles escritos ou dirigidos por homens brancos”, afirmaram os pesquisadores da UCLA.

Esse progresso também foi marcado entre as mulheres, pois, em relação aos homens, elas subiram no ranking no ano passado, quando se tratava de protagonistas de filmes, diretores, escritores e atores totais.

Ao mesmo tempo, considerando que as mulheres representam pouco mais da metade da população dos EUA, o estudo da UCLA disse que elas continuam sub-representadas em posições-chave na indústria do entretenimento.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›