The Walking Dead foi multada em meio milhão de reais; entenda

A AMC ganhou uma multa enorme, por causa de uma cena do décimo episódio da 9ª temporada de The Walking Dead.

Flashbacks são comuns em várias produções, e não poderia ser diferente em The Walking Dead. Por isso, o episódio Memórias Confusas deveria ser apenas mais um no mundo pós-apocalíptico de da série

No começo do episódio, um flashback é exibido em forma de uma memória de Lydia. Essa lembrança retrata o começo do apocalipse, nos primeiros dias, no qual é possível ouvir uma sirene de emergencial ser tocada através de um rádio.

Contudo, seis meses após o episódio ir ao ar, a AMC recebeu uma multa de U$ 104 mil, mais de R$ 593 mil, pelo governo. A multa foi aplicada pela FCC (Comissão Federal de Comunicações) sob a alegação que a série havia feito uso de uma sirene do Sistema de Alerta de Emergência do país.

Esse sistema é usado para avisar a população que uma situação de emergência está acontecendo, como um furação, por exemplo.

Mas porque a sirene não pode ser usada?

As leis americanas proíbem o uso do som da sirene em filmes, série, ou qualquer situação que o governo não tenham autorizado. Ainda de acordo com a FCC, o uso indiscriminado dessas sirenes pode causar um efeito de descrença na população, que durante uma real emergencial, iria ignorar o aviso.

The Walking Dead não foi o único programa a ser atuado pelo mesmo motivo, o Animal Planet, a ABC e a CBS já receberam multas por usarem o som da sirene.

A ABC talvez tenha ganhado a maior multa, quando o talk show Jimmy Kimmel Live! teve de desembolsar U$ 395 mil, mais de R$ 2,2 milhões, para pagar a multa. Já a CBS foi multada em U$272 mil, quando a série Young Sheldon utilizou a mesma sirene.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›