Embora seja o grande vilão de O Telefone Preto, ainda não há muito o que se sabe sobre O Sequestrador, mesmo depois que os créditos subiram. Por que todo esse mistério?
O filme, estrelado por Ethan Hawke no papel do sequestrador e Mason Thames como a mais recente vítima, Finney, é uma adaptação de um conto de mesmo nome publicado pelo autor Joe Hill.
O conto fala sobre um menino que é raptado por um famoso sequestrador de crianças, que consegue se comunicar com os fantasmas das vítimas anteriores através do objeto-título do filme.
O Sequestrador, nome dados aos jornais que investigam o caso, é somente mencionado e não aparece durante todo o primeiro ato do filme. Somente seus crimes são um dos focos da trama, em que a notícia de mais uma criança desaparecida surge constantemente.
Como O Telefone Preto subverte as expectativas dos espectadores?
Em um filme sobre os crimes de alguém, espera-se que o antagonista tenha grande destaque, e que pelo menos sua identidade e motivações sejam esclarecidas de maneira a conduzir a narrativa.
O Telefone Preto usa esta expectativa para levar a uma virada interessante e que pega os espectadores de surpresa.
Em vez de dar destaque ao vilão da história, o filme foca em suas vítimas e transfere o poder a elas. Quem assiste ao filme sabe tudo sobre o lar abusivo e problemas escolares de Finney, mas nada de novo é revelado sobre O Sequestrador.
Mesmo sendo o responsável pelo conflito principal do filme, nem sua identidade, rosto, ou motivações são deixadas claras no fim da história.
Em vez de seguir pelo caminho esperado, O Telefone Preto apresenta uma reflexão diferente: o foco da imprensa no sensacionalismo. A mídia e o público, em situações assim, sempre focam de maneira obsessiva no culpado, tentando entender porque eles fazem o que fazem, e como uma pessoa é capaz daquilo.
Finney usa o telefone e conecta com as vítimas que o ajudam a escapar, e ele sempre faz questão de perguntar seus nomes. Através do protagonista, O Telefone Preto humaniza o menino, que identifica os mortos, que na imprensa são apenas mencionados de passagem como mais um desaparecido.
Com isso, o filme transcende a ideia de um suspense tenso e cria uma segunda camada mais profunda de temas que em vez de perseguir a derrota do vilão, celebra o triunfo do herói.
O Telefone Preto está em cartaz em algumas salas de cinema do Brasil e também disponível para aluguel e compra em diversas plataformas digitais como Apple TV, YouTube, Google Play Filmes e Prime Video.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.