Por que O Homem nas Trevas 2 foca no vilão e não na sobrevivente?

Franquia toma decisão arriscada, mas ela vale a pena ou não?

ALERTA: Esta matéria trata de temas delicados como abuso sexual.

Não é incomum que o antagonista de um filme se torne a estrela da franquia, vide Freddy Krueger e Jason, mas O Homem nas Trevas 2 abordou isso de uma maneira pouco ortodoxa.

Depois de trazer Rocky (Jane Levy) no primeiro filme, que de bandida virou vítima do Homem Cego, Norman Nordstrom (Stephen Lang) no primeiro filme, o bandido se torna uma espécie de anti-herói e grande estrela da continuação.

Stephen Lang em O Homem nas Trevas 2 (Reprodução)
Stephen Lang em O Homem nas Trevas 2 (Reprodução)

Anos mais tarde, O Homem nas Trevas 2 traz Norman com uma filha adotiva chamada Phoenix. Depois de ‘tomar jeito’, o personagem é obrigado a voltar aos seus antigos costumes e matar uns bandidos que sequestram a garota.

Por que a mudança não funciona?

Em um geral, quando vilões são trazidos de volta, eles mantém seu papel e só seguem para a próxima lista de vítimas. Trazer um vilão como o mocinho não é algo fácil de funcionar, e nesta sequência não tem o suficiente para convencer.

Um antagonista pode passar para o outro lado da história, porém ele precisa de uma longa redenção e de provar sua mudança de caráter. Não é uma filha que de repente torna alguém uma pessoa digna de receber empatia do espectador.

O segundo filme basicamente parece ignorar tudo o que acontece no primeiro filme em troca da performance de Stephen Lang. Mesmo sendo quem tem sua casa invadida e com seu passado trágico, o Homem Cego ainda é um assassino, torturador e estuprador.

Stephen Lang como O Homem Cego e Madelyn Grace como Phoenix em O Homem nas Trevas 2 (Reprodução)
Stephen Lang como O Homem Cego e Madelyn Grace como Phoenix em O Homem nas Trevas 2 (Reprodução)

Um personagem sem recuperação?

O primeiro filme, apesar de deixar claro que ele é o vilão, apresenta o passado de Norman para explicar suas motivações, mas em nenhum momento elas parecem uma justificativa para seus atos hediondos.

Perder a fillha jovem em um acidente de carro é uma tragédia e algo muito triste, mas não dá o direito a ele de sequestrar a culpada e obrigá-la a ter um filho com ele para substituir a falecida.

Stephen Lang em O Homem nas Trevas 2 (Reprodução)
Stephen Lang em O Homem nas Trevas 2 (Reprodução)

Para piorar a situação, quando sua refém morre, Norman não tem problemas em usar Rocky como sua nova ‘incubadora’. Como um personagem assim pode se transformar em alguém cujos conflitos são dignos de empatia?

Enquanto Rocky não era uma santa, afinal ela estava invadindo a casa do vilão, não há comparação em usá-la como mocinha e uma pessoa que não vê problema nenhum em violentar múltiplas mulheres.

O Homem nas Trevas 2 está disponível para streaming através da HBO Max. Já Homem nas Trevas pode ser visto na Netflix, Paramount+ e assinatura premium do Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›