Por que Ethan Hunt não dispara uma arma em Missão: Impossível?

Missão: Impossível tem um diferencial em comparação a outros filmes de ação

Protagonistas de filmes de ação são conhecidos por não apenas as cenas de luta frenéticas, mas também por darem muitos tiros com armas. Contudo, Ethan Hunt, de Tom Cruise, é um herói de ação diferente, e não atira em Missão: Impossível, de 1996.

De acordo com Screen Rant, a crítica de cinemas Amy Nicholson publicou um artigo em 2018 no The Guardian onde analisa o longa metragem estrelado por Tom Cruise, e que como conseguiu ser um sucesso sem o protagonista disparar uma arma.

Tom Cruise não estava interessado em ser um herói de ação tradicional

Tom Cruise já havia deixado sua marca como um ator de ação em Hollywood graças a sua participação em Top Gun: Ases Indomáveis. No entanto, segundo Amy, ele ainda queria encontrar uma abordagem diferente ao interpretar um herói de ação e evitar cenas carregadas de armas como são tradicionalmente estes filmes.

Com isso, Tom Cruise foi atraído para Missão: Impossível, pois os personagens não recorrem constantemente para rajadas de tiros para todo lado para completar seus objetivos. Havia algo mais engenhoso na franquia que deixava as armas em segundo plano, mas não perdia no quesito tensão e emoção.

O desinteresse de Cruise por armas impulsionou Missão: Impossível

Com isso, Ethan Hunt não disparou uma arma nem uma vez durante toda a uma hora e 50 minutos de Missão: Impossível. O que é um feito impressionante para um filme de ação lançado na década de 1990, que na época havia sucessos como Duro de Matar, Máquina Mortífera e Rambo.

Armas apareceram no filme e tiveram um papel importante no futuro da franquia Missão: Impossível, mas deixar de usar elas não diminuiu o valor do filme e possibilitou explorar meios alternativos de entregar ao público ação e suspense, mesmo com os vilões encontrando um fim fatal.

Ethan Hunt não disparar armas em Missão: Impossível tornou as cenas de ação muito mais ricas, principalmente por conta do protagonista desafiar a morte constantemente, bem como seus limites físicos, e deram um elemento único à franquia.

Tudo isso também não poderia acontecer se Tom Cruise não decidisse fazer suas próprias cenas de ação sem a ajuda de um dublê.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›