Por que Avatar 2 levou mais de uma década para ficar pronto?

Demora foi melhor pensando em longo prazo

James Cameron justificou a demora de 13 anos para levar ao público a tão aguardada continuação de Avatar, lançado em 2009, com o novo Avatar: O Caminho da Água.

O diretor esteve no tapete vermelho da estreia do filme na última terça (07) no Leicester Theater, em Londres. Durante o evento, James conversou com o site Deadline e detalhou todo o processo:

“Primeiro, tivemos que fazer expedições no fundo do oceano por alguns anos, e aí foi quando as coisas ficaram mais sérias sobre Avatar. Escrevi quatro roteiros, e isso levou mais uns dois anos. Depois fizemos o design do filme.”

Sam Worthington como Jake Sully em Avatar: O Caminho da Água (Reprodução)
Sam Worthington como Jake Sully em Avatar: O Caminho da Água (Reprodução)

Segundo o cineasta, a demora é completamente justificável. O que ele e os estúdios fizeram foi ‘adiantar’ tudo o que fosse possível, de forma a agilizar a produção e lançamento dos filmes. Assim, os próximos não levariam mais uma década, explicou:

“Tentamos fazer a maior parte do trabalho antes do processo de filmagens. Com isso, vamos conseguir colocar estes filmes no mercado com um intervalo de dois anos entre cada um”.

Diretor planeja se aposentar em breve, depois de treinar substituto

Além dos roteiros do terceiro, quarto e quinto filmes já prontos, o cineasta revelou que já tem ideias para pelo menos mais outros dois, que segundo ele podem ou não acontecer, dependendo da resposta do público.

James Cameron
James Cameron (Divulgação)

Com 68 anos e com a consciência de que pode não conseguir realizar todos os seus projetos em vida, James contou que pensa em treinar um colega de profissão para passar o bastão e manter a franquia viva mesmo depois de sua aposentadoria.

A pessoa precisaria de um ‘curso intensivo’, afirmou, porque ter domínio de tudo o que ele criou não seria uma tarefa fácil:

“Eu vou ter 89 anos quando chegar lá. Obviamente, eu não vou conseguir fazer filmes de Avatar indefinidamente, eles requerem muita energia. Eu teria que treinar alguém para fazer isso porque, não importa o quão inteligente você seja como diretor, você não vai saber fazer isso sozinho.”

Avatar: O Caminho da Água tem previsão de estreia nos cinemas no Brasil a partir do dia 15 de dezembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›