Originalmente um filme pornô? Descubra detalhes dos bastidores de Aniversário Macabro

Filme foi polêmico na época de seu lançamento

Aniversário Macabro é conhecido por ser um dos filmes de Wes Craven que não entra para a lista de suas maiores conquistas em Hollywood.

O filme conta a história de um grupo de criminosos perigosos que sequestram, abusam e matam duas adolescentes, só para depois acidentalmente cruzarem caminho com os pais de uam delas, que estão furiosos e prontos para se vingar.

Ao lado de Shocker, a tentativa fracassada de inventar um novo Freddy Krueger, Aniversário Macabro foi uma daquelas ideias perturbadoras que poderia ser boa se trabalhada da maneira certa, mas inúmeras coisas foram contra a produção, que foi esquecida no tempo por 37 anos, até ganhar um remake nos anos 2000.

Jeramie Rain como Sadie, Fred J. Lincoln como Fred e Sandra Peabody como Mari em Aniversário Macabro (Reprodução)
Jeramie Rain como Sadie, Fred J. Lincoln como Fred e Sandra Peabody como Mari em Aniversário Macabro (Reprodução)

Conheça alguns dos fatos mais interessantes sobre o filme a seguir:

O filme foi concebido como um pornô

De acordo com o documentário Celluloid Crime of the Century: Last House on the Left, o codinome do filme durante sua produção era Noite de Vingança e foi roteirizado como um filme pornô de sexo explícito. Tanto atores como membros do elenco estavam de acordo com o projeto desde o começo.

Depois de poucos dias do início da produção, Wes mudou de ideia e decidiu cortar as cenas mais fortes de sexo e aumentar a violência. Quando foi reescrever o roteiro, o diretor decidiu que iria fazer uma versão moderna do filme A Fonte da Donzela, de 1960.

Produção foi banida em diversos países

Por conta de seu teor explícito e gratuitamente violento, muitos países se recusaram a exibir o filme por décadas.

No Reino Unido, o filme teve estreia banida, entrando até para a famigerada lista video nasty nos anos 1980. Uma versão sem censura do filme só seria distribuída no país a partir de 2008.

Na Alemanha, o filme foi banido em 1983 por glorificação de violência e assim ficou até 2019, quando foi liberado para ser lançado. Já na Austrália, a banca de Costumes da Austrália fez o mesmo em 1991, onde ficou proibido até 2004.

Nem os atores gostam do filme

Sandra Peabody como Mari em Aniversário Macabro (Reprodução)
Sandra Peabody como Mari em Aniversário Macabro (Reprodução)

Vários membros do elenco do filme falaram em público no passar dos anos como eles se arrependem de ter participado de Aniversário Macabro e como a experiência foi terrível. A protagonista Sandra Peabody revelou anos depois que foi tratada agressivamente e humilhada durante as filmagens.

Uma continuação?

Em meados dos anos 1980, era costume de alguns filmes anunciar seu próximo depois dos créditos do anterior. Na VHS do filme, se lia “Em breve em um cinema perto de você. Dos produtores de Aniversário Macabro e o diretor de Sexta-Feira 13: Parte 5… Aniversário Macabro 2”.

Obviamente, a continuação nunca aconteceu.

Aniversário Macabro não está disponível atualmente digitalmente no Brasil. O remake de 2009, A Última Casa, pode ser assistido através da Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›