O que significa o ‘X’ em X-Men?

Desde a sua criação, os X-Men são uma das equipes de super-heróis mais famosas da Marvel, mas muitas pessoas ainda se perguntam sobre o significado por trás do “X” em seu nome. E a resposta é bem simples.

Contrariando a crença popular, os X-Men não foram batizados em homenagem ao seu mentor, o Professor Charles Xavier. O grupo de super-heróis foi nomeado devido à natureza mutante de seus membros, que possuem habilidades especiais que os humanos normais não têm.

De acordo com o Looper, a explicação do nome X-Men aconteceu na estreia da história em quadrinhos da Marvel em 1963 (escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, pintada por Paul Reinman e escrita por Sam Rosen)

Na época, a escola de Charles Xavier tinha pouco alunos, entre os principais estavam Ciclope, Homem de Gelo, Fera e Anjo. Então uma nova aluna cegou: Jean Grey.

E o Xavier explica para a ela: “Você, senhorita Grey, como as outras quatro alunas desta escola extraordinária, é uma mutante! Você possui um poder extra … um que os humanos comuns não fazem!! É por isso que eu chamo meus alunos… X-Men, pelo poder EX-tra!

Ou seja, simplesmente o X de X-Men vem de Extra, o algo a mais que tem nos genes do mutantes que lhes dão super poderes.

O Gene X e muito mais

Wolverine dos quadrinhos
Wolverine (Reprodução/Marvel Comics)

Ao longo dos anos, dependendo de quem escreve a história, o X nos X-Men ganhou diversas origens, e a própria história dos mutantes pode revelar a escolha de tal letra para o nome da equipe.

Os X-Men compartilham um gene mutante chamado Gene X, que é responsável por conceder poderes excepcionais a cada membro. Este gene é o que os torna diferentes e únicos, dando a eles suas habilidades sobre-humanas.

O programa secreto do governo que deu origem a personagens como Wolverine e Deadpool, conhecido como Arma X, estabeleceu a ideia de que a letra “X” estava ligada a experiências genéticas e poderes especiais. Isso reflete a importância que a letra “X” ganhou no universo dos super-heróis da Marvel.

No filme de 2000, por exemplo, o Professor X de Patrick Stewart diz que seus próprios alunos escolheram o nome.

Também há interpretações variadas sugerindo que os próprios alunos do Professor X escolheram o nome para representar sua diferença e resistência à discriminação.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›