O que é “o barulho” em O Mundo Depois de Nós?

Chegou no catálogo da Netflix o filme O Mundo Depois de Nós (Leave The World Behind, no original). A trama segue duas famílias tentando sobreviver a um ataque cibernético que está devastando os Estados Unidos e que os deixa isolados de tudo.

Na segunda metade, a situação fica ainda pior quando um barulho estridente ecoa por toda Long Island. Danny (Kevin Bacon), explica para Clay Sandford (Ethan Hawke) e G. H. Scott (Mahershala Ali) o que pode ser o barulho.

Segundo Danny, é o mesmo barulho que afetou muitas pessoas em Havana, Cuba, em 2016, algo que ficou conhecido como Síndrome de Havana. Os afetados apresentavam sintomas de enxaqueca, náusea, lapsos de memória, fadiga e vertigem.

No filme, os sintomas do barulho foram muito além, e fez com que Archie Sandford (Charlie Evans) ficasse doente, acordasse com a gengiva podre e perdesse os dentes, além de vomitar sangue.

Embora tais sintomas tenha sido também relacionados a um inseto que o mordeu, já que outros personagens não sofreram com o som por algum motivo.

Mas afinal, o que é esse som? Sam Esmail, o diretor do filme explicou em uma entrevista para o TUDUM que o som teve inspiração do livro no qual a história foi retirada, como também dos relatos da Síndrome de Havana.

Quando li isso no livro, fiquei imediatamente animado e falei com meu designer de som com quem trabalho desde a primeira temporada de Mr. Robot, Kevin Buchholz.

Antes de filmarmos um quadro do filme, estávamos tentando ajustar esse som. Pegamos elementos da Síndrome de Havana, que é um som misterioso que ainda não chegaram a uma resposta e que está causando doenças nas pessoas”.

Barulho pegou atores de surpresa

Mahershala Ali como G.H. e Julia Roberts como Amanda em O Mundo Depois de Nós
Mahershala Ali como G.H. e Julia Roberts como Amanda em O Mundo Depois de Nós (JoJo Whilden/NETFLIX)

Ainda na entrevista, Esmail revelou que o som foi preparado antes do início da produção do filme, e isso pegou os atores de surpresa. Isso gerou uma reação genuína de Julia Roberts.

Eu nem disse a eles que iria tocar enquanto estávamos filmando a cena. Acredito que Julia foi a primeira a ouvir, então quando fizemos o close dela e aquele momento chegou, aumentamos o som e essa foi a reação genuína dela”.

Esmail ainda disse que seus engenheiros de som sempre estavam de protetores de ouvido na sala de edição toda vez que tinham que trabalhar na cena do barulho.

Mas o diretor estava curioso para saber o que público ia ouvir e não colocou a proteção no ouvido, e ele confessou: “E acabei perdendo um pouco da audição no ouvido direito“. Para o bem dos telespectadores, isso o levou a baixar o som na mixagem final do filme.

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