O que deu errado no filme Super Mario Bros. de 1993?

Diretores apontam quem são os culpados do fracasso do filme

A cerca de 30 anos estreou Super Mario Bros., considerado por muitos um dos piores filmes de adaptação de jogos já feitos para o cinema. O longa metragem tem direção de Rocky Morton e Annabel Jankel, e arrecadou apenas US$ 39 milhões em bilheteria mundial.

O elenco inclui Bob Hoskins como Mario, John Leguizamo como Luigi, e também Samantha Mathis, Dennis Hopper e Fisher Stevens. Na trama, Mario e Luigi devem desbravar uma cidade com dinossauros humanoides para resgatar uma arqueóloga chamada Daisy, que foi sequestrada pelo Rei Koopa.

Com a estreia de Super Mario Bros. – O Filme, da Illumination, Super Mario Bros. (1993), voltou a ser noticia. Principalmente como relação a comparações sobre a animação ser um sucesso absoluto enquanto o live-action um grande fracasso.

Mas afinal? O que deu de errado no live-action? Em uma entrevista para a Variety, os diretores Rocky Morton e Annabel Jankel responderam a essa pergunta.

Intervenção da Nintendo

Shigeru Miyamoto é o criador de Super Mario Bros. e ele esteve envolvido em todo o processo de criação da animação de seu jogo. Contudo, nem a Shigeru nem a Nintendo se envolveram profundamente no live-action de 1993.

Rocky disse que se a empresa ou Shigeru tivesse mais envolvimento em Super Mario Bros. ele seria um filme completamente diferente. Com isso, os dois diretores tiveram mais liberdade para criar sua ficção científica. Rocky disse:

“Se eu tivesse um relacionamento com Miyamoto e o trouxesse a bordo, se ele fosse um produtor e entendesse o que estávamos fazendo, ele não teria deixado certas coisas acontecerem. Teríamos sido uma equipe e teria sido um filme diferente”.

Annabel acrescentou: “Nunca, nunca tentamos recriar o jogo original. Caso contrário, teríamos feito o filme de animação”.

Bob Hoskins como Mario e John Leguizamo como Luigi em Super Mario Bros. (Reprodução)
Bob Hoskins como Mario e John Leguizamo como Luigi em Super Mario Bros. (Reprodução)

Diretores foram afastados de Hollywood

Segundo o site internacional, a produção do live-action passou por um processo turbulento. Os diretores não conseguiam conversar com os roteiristas, o roteiro passou por diversas reescritas, insultos com a equipe e atores zombando dos diretores.

Logo após o lançamento do filme, os diretores fugiam de entrevistas. “Foi o fim de nossas carreiras no cinema”, disse Rocky.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›