O basilisco de Harry Potter: a verdade sobre a criatura que JK Rowling não contou

Saiba mais sobre uma das criaturas mais mortais da franquia Harry Potter

Os fãs de Harry Potter conheceram o basilisco em A Câmara Secreta, onde o Rei das Serpentes aterrorizou Hogwarts.

Na obra de J. K. Rowling, o basilisco é uma serpente gigante capaz de matar alguém apenas com o olhar, ou paralisar completamento se olhado diretamente, além de um veneno incurável.

Contudo, muitos mistérios estão envolvidos sobre como o primeiro basilisco surgiu na franquia do menino bruxo. De acordo com Looper, acredita-se que um dos primeiros bruxos a criar um basilisco foi Herpo, um mago sombrio da Grécia Antiga também responsável por criar a primeira Horcrux.

Harry Potter enfrenta o basilisco em A Câmara Secreta (Reprodução / Warner Bros.)
Harry Potter enfrenta o basilisco em A Câmara Secreta (Reprodução / Warner Bros.)

Herpo aparentemente criou o primeiro basilisco ao colocar um ovo de galinha embaixo de um sapo. E como na época não havia o Departamento de Regulação e Controle das Criaturas Mágicas, vários outros basiliscos surgiram.

Foi somente na Idade Média, com a criação do departamento em questão, que a prática de criar basiliscos acabou devido a uma proibição.

Basiliscos em outras obras de fantasia

Cena de Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução / Warner Bros.)
Cena de Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução / Warner Bros.)

Apesar de serem criaturas míticas, os basiliscos apresentam variações significativas em diferentes obras de fantasia. Em algumas versões, os basiliscos surgem quando um ovo de galinha é incubado por uma serpente.

Na obra de J.K. Rowling, o basilisco é descrito como uma serpente gigantesca e aterrorizante. Além disso no filme, a criatura se assemelha a uma moreia.

Porém, outras representações do mito mostram os basiliscos como criaturas menores, que se assemelham mais a iguanas, com escamas, plumagem e um número variável de pernas ou asas.

Representação do basilisco em The Witcher
Representação do basilisco em The Witcher (Reprodução)

Na série The Witcher, os basiliscos têm um forma parecida com a de um dinossauro, enquanto no jogo The Witcher III: Wild Hunt, os basiliscos possuem uma aparência mais próxima à de dragões.

Já na mitologia romana, o basilisco tem o tamanho e a forma de uma cobra de jardim comum.

Rowling introduziu uma diferença interessante em sua obra ao atribuir medo de aranhas aos basiliscos. Em outras versões do mito, os basiliscos têm medo do cheiro de doninhas, mas as aranhas nunca foram mencionadas.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›