Negro Mágico: O Gambito da Rainha traz de volta uma antiga discussão de Hollywood; entenda

O Gambito da Rainha: Reprodução

O Gambito da Rainha é, com toda certeza, uma das séries do ano e continua sendo uma das mais vistas da Netflix mesmo depois de tantas semanas após sua estreia.

Apesar de a maioria das críticas terem sido positivas, agora começaram a surgir algumas vozes que questionam certas decisões do enredo, principalmente no que diz respeito à personagem Jolene (Moses Ingram), a amiga afroamericana de Beth Harmon (Any Taylor-Joy).

O que os críticos estão dizendo é que Jolene cumpre uma função conhecida como “negro mágico”, um tipo de arquétipo problemático cujo único objetivo é ajudar o protagonista branco a alcançar os seus objetivos.

O termo “negro mágico” foi usado pela primeira vez pelo cineasta Spike Lee quando fazia uma crítica ao filme À Espera de Um Milagre para denominar um personagem geralmente “sábio” ou “místico” que costuma rodear o personagem branco e aparece para ajudá-lo com conselhos.

Alguns são sábios espirituais, outros possuem poderes sobrenaturais, ou ainda, são pessoas de origem muito humilde (seja um zelador, um porteiro, um mendigo), que não se preocupam com a própria condição, já que o único objetivo dele na trama é resolver os problemas do protagonista branco.

O site El Español acrescentou ainda que esse tipo de caracterização costuma ser bastante criticada porque parece atribuir aos personagens afroamericanos funções “mágicas” e representá-los como caricaturas, sem nenhum tipo de arco próprio.

Para os críticos, esse seria um ponto negativo da série, já que essa é uma forma de perpetuar determinados estereótipos e impossibilitar atores negros de fazerem papeis de principais em seriados e filmes.

Esse é um tipo de caracterização mais comum do que se pensa e é visto em diversos filmes como À Espera de um Milagre, Lendas da Vida, Todo-Poderoso, entre outros.

O fato é que, talvez, para a maioria das pessoas, a personagem passou despercebida, mas não para a crítica que pontuou negativamente a série nesse quesito.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›