Lost é uma das série mais populares da televisão e cada uma das seis temporada conseguiu reunir uma média de 11 milhões de espectadores só nos Estados Unidos.
O programa segue a história dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Airline. O grupo acaba preso em uma ilha onde coisas estranhas acontecem, e eles tem sobreviver e encontrar um meio de voltar para casa.
No final do programa, que teve uma duração de duas horas e meia, é revelado que os sobreviventes estavam em uma espécie de purgatório. Eles se reúnem em uma igreja para finalmente irem para a vida após a morte.
Os fãs interpretaram o final de Lost de diversas maneiras, com muitos insatisfeitos como final por acharem que ele negava toda a premissa da série. No entanto, todo o resto da série continua aclamada.
Quando a ABC anunciou o fim de Lost, foi uma grande surpresa e muitos questionaram o motivo de um série de tanto sucesso chegar ao fim em poucas temporadas.
Por que Lost terminou na 6ª temporada?
Dez anos depois do filme de Lost, o showrunner Carlton Cuse revelou que houve dois motivos principais para a série chegar ao fim em uma entrevista para o The Independent. Segundo ele é não saber o quanto tempo a história poderia durar, e a segunda é que estavam ficando sem ideias para os flashbacks dos personagens.
“As forças motrizes por trás de nós realmente pressionando para conseguir uma data final para o programa foram dois problemas que tivemos: um – não sabíamos quanto tempo a mitologia tinha que durar e, segundo, estávamos ficando sem flashbacks para os personagens”.
Ele acrescentou: “Então, quando fizemos o flashback de Jack [Shephard, interpretado por Matthew Fox], onde ele está na Tailândia com Bai Ling – um dos episódios que não estaria na minha lista de favoritos – sentimos que era hora de terminar a série.”
Em uma entrevista para o Vox, outro showrunner, Damon Lindelof, explicou que foi uma verdadeira guerra convencer a ABC terminar a série. A princípio, Lost deveria durar apenas três temporadas.
“Foi uma batalha de dois anos para basicamente conseguir que eles terminassem o programa. Eles disseram a Carlton e a mim: ‘Não vamos fazer isso’. Percorremos todo o caminho para deixar nossos contratos expirarem. Tínhamos um plano de sucessão em vigor”.
“Apenas no meio da terceira temporada, quando finalmente o público e a comunidade crítica começaram a dizer: ‘Meu Deus, não sei quanto tempo mais posso aguentar isso’, a ABC fez um cálculo e disseram: ‘Quanto tempo achamos que o programa sobreviveria sem Cuse e Lindelof, e por quanto tempo podemos convencê-los a fazer isso?'”
Para os dois showrunner dever ter sido uma conquista importante poder terminar a série em seu próprios termos. Há muitas séries cujos contratos com criadores terminam e elas são continuadas com novas equipes, o que muita vezes diminui a qualidade da série.
Se a série estava sem mais história para explorar, terminar na 6ª temporada foi um ótima decisão, em vez de alongar mais programa por mais tempo e correr o risco de desagradar os fãs.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.