Runaways | Série cancelada da Marvel era para ter sido um filme

Quando a Marvel Studios anunciar algo, espere por pelo menos dois anos até conseguir ver aquilo. A expansiva continuidade multimídia do Universo Cinematográfico Marvel significa que as histórias são planejadas com anos de antecedência e o mesmo é verdadeiro quando essas histórias são lançadas.

Os vários graus de interconectividade desses vários projetos significam que a Marvel Studios não vai apenas dar luz verde qualquer coisa, por isso eles não anunciam um filme ao público até que tenham certeza de que está pronto para ser feito.

Existem, é claro, duas exceções a essa regra. Um dos mais famosos é Inumanos (Inhumans), que foi anunciado para novembro de 2018 antes de ser reconfigurado como uma minissérie da ABC.

Mas menos conhecido é Fugitivos (Runaways), uma proposta de longa-metragem escrita pelo roteirista do Homem de Ferro 3, Drew Pearce, que antes parecia que poderia enfeitar cinemas em 2012 ou 2013.

O único filme do Universo Cinematográfico da Marvel, até o momento, a ter um diretor anunciado, mas nunca realmente chegar aos cinemas, Runaways é uma anomalia estranha, mas fascinante na história desta franquia.

Nos quadrinhos, The Runaways são um grupo de adolescentes que descobrem que seus pais são na verdade supervilões. É quando eles decidem se tornar super-heróis e impedir os maiores inimigos de todos os tempos: mamãe e papai.

Estreando em 2003, The Runaways são uma adição relativamente nova aos mitos da Marvel Comics, mas isso não impediu a Marvel Studios de encomendar um roteiro para um filme de Runaways em 2008, apenas três semanas depois que Homem de Ferro deu início ao Universo Cinematográfico da Marvel.

Dois anos após este desenvolvimento, Runaways foi levado ao próximo nível de desenvolvimento ao contratar Peter Sollett como diretor.

Ter um cineasta a bordo para lidar com este projeto parecia ser um indicador de que Runaways era uma alta prioridade para o Universo Cinematográfico da Marvel como um de seus primeiros projetos pós-Vingadores.

Enquanto Drew Pearce foi contratado para redigir um novo rascunho do roteiro e uma chamada de elenco aberta foi lançada para os atores ocuparem os papéis principais, toda a sorte deste filme de Runaways duraria pouco.

Em outubro de 2010, Runaways havia sido interrompido, com sites relatando que a agenda lotada da Marvel era a culpada pelo projeto ter sido colocado em segundo plano.

Na época, Sollett estava sendo mantido como diretor, mas teria permissão para prosseguir com outros projetos.

Foi um revés perceptível que deu início a um período de silêncio total a respeito de Runaways, enquanto o Marvel Studios começou a se concentrar em outros projetos.

Não apenas Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador precisavam de sequências, mas outra propriedade pouco conhecida, Guardiões da Galáxia, seria anunciada para uma estreia em agosto de 2014, menos de dois anos depois de Runaways ter começado a rodar.

Adaptação para série de TV

Como Inumanos, no entanto, Runaways iria ganhar uma segunda vida para si mesma em forma de série de tv. Uma adaptação desses personagens chegaria no Hulu com lançamento em 2017 e duraria três temporadas.

Ninguém envolvido com este programa jamais indicou que a abordagem do filme original para The Runaways influenciou esta nova encarnação da TV, com nem Sollett nem Pearce envolvidos com o show do Hulu.

Essa produção seria uma propriedade nova que compartilhou o material de origem com um filme abandonado do universo cinematográfico da Marvel.

Após a exibição de Runaways em seu episódio final em 2019, não houve mais nenhuma palavra sobre esses personagens abrindo caminho para os recursos do universo cinematográfico da Marvel.

Tem esperança?

Embora tenha havido toneladas de dicas e rumores sobre os personagens da Netflix Marvel Television, como o Demolidor, se infiltrando nesta franquia, tanto a versão de Hulu de Runaways quanto o filme inicial sobre a equipe estão na fila de espera.

Enquanto o Universo Cinematográfico da Marvel já teve pressa em adicionar esses personagens aos seus mitos, agora parece que todos já se esqueceram da equipe.

Embora pareça improvável que veremos esses personagens em, digamos, um filme de Shang-Chi ou Thor em breve, isso não significa que o filme Runaways abandonado teve impacto zero no universo cinematográfico mais amplo da Marvel.

Por um lado, a descrição inicial do projeto como sendo semelhante ao Clube dos Cinco (The Breakfast Club) serve, em retrospectiva, como um indicador inicial para o tipo de filme do Homem-Aranha que a Marvel Studios perseguiria com o Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Já em 2010, a Marvel viu o potencial para misturar aventuras de super-heróis com aventuras adolescentes.

Da mesma forma, perseguir um filme de Runaways como uma das primeiras propriedades do MCU também serviu como um precursor de como esta franquia não tinha medo de abraçar equipes menos conhecidas do mundo da Marvel Comics.

Novos projetos

Nos anos que se seguiram, nomes como Guardiões da Galáxia e Eternos basearam sucessos de bilheteria maciçamente caros em personagens que não eram nomes conhecidos nem mesmo para fãs de quadrinhos.

Runaways pode não ter sido feito, mas a Marvel Studios com um roteiro e um diretor para esta produção abriu um precedente para equipes de super-heróis pouco conhecidas com potencial como entidades cinematográficas.

Enquanto isso, o roteirista de Runaways, Drew Pearce, acabou retornando ao universo cinematográfico da Marvel para escrever o roteiro de Homem de Ferro 3 ao lado de Shane Black.

O relacionamento de Pearce com a Marvel Studios era forte o suficiente para não terminar apenas com a trilogia do Homem de Ferro. Ele continuou a trabalhar para a empresa escrevendo e dirigindo o curta-metragem All Hail the King da Marvel One-Shot.

Runaways pode não ter sido capaz de adicionar novos super-heróis a esta saga expansiva, mas ajudou a entregar uma das figuras criativas mais proeminentes da Fase Dois do Universo Cinematográfico Marvel.

As maneiras como Runaways serviu como um precursor não intencional para os empreendimentos posteriores da Marvel Studios fornecem alguma forma de um final feliz para um projeto que foi cercado por desenvolvimentos decepcionantes.

Anos depois, o roteiro de Runaways não parece mais perto de se tornar um filme real do que no final de 2010.

Com tantos personagens, como o Quarteto Fantástico e vários X-Men, no horizonte para serem adicionados ao MCU, é duvidoso que veremos os Runaways se unirem a essa franquia em breve.

Os fãs mais radicais dos personagens terão apenas que se contentar com o programa de TV do Hulu e também imaginar o que esse recurso poderia ter sido.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›