Mais um personagem de Space Jam entra na mira do ‘cancelamento’

Após a Warner Bros. anunciar a exclusão do personagem Pepe Le Pew da aguardada sequência Space Jam: Um Novo Legado sob sob a acusação dele “normalizar a cultura de estupro”, outro personagem famoso da Looney Tunes entrou na mira do cancelamento por parte dos fãs nas redes sociais.

Trata-se de Ligeirinho, o pequeno e veloz camundongo mexicano. Ele vem sendo alvo de um debate crescente sobre racismo. Tal discussão teve início no mesmo artigo publicado no jornal New York Times que apresentou as acusações contra Pepe Le Pew e resultou na remoção dele do filme com LeBron James.

Space Jam 2 (Divulgação)
Space Jam 2 (Divulgação)

No texto, o crítico e jornalista Charles Blow alega que Ligeirinho representa um cidadão mexicano de maneira caricata e pejorativa:

“O racismo deve ser exorcizado da cultura, incluindo, ou talvez especialmente da cultura infantil (…) Alguns dos primeiros desenhos de que me lembro incluem Pepe Le Pew, que normalizou a cultura do estupro; Ligeirinho, cujos amigos dele ajudaram a popularizar o estereótipo corrosivo do mexicano bêbado e letárgico.”

Temendo a possibilidade do personagem ser definitivamente ‘cancelado’ e removido de obras futuras protagonizadas pelos Looney Tunes, alguns fãs se posicionaram à favor de Ligeirinho, causando divisão nas redes sociais.

“Quem conhece os Looney Tunes sabe que nenhum deles é seguro dentro dos padrões atuais”, afirmou um fã dos personagens no Twitter.

“O estranho com o Ligeirinho é que ele quase foi removido dos desenhos por ser um estereótipo, mas ele acabou sendo adotado como símbolo pela própria comunidade mexicana”, escreveu uma outra fã.

“Pepe Le Pew é um cavalheiro em comparação com Bill Clinton, Joe Biden, Andrew Cuomo, Ted Kennedy, Carlos Danger, Eliot Spitzer, VA, Tenente Governador Fairfax, etc, etc”, alfinetou um usuário.

“Pepe Le Pew e Ligeirinho são acusados, porque isso nunca vai acabar até que finjamos que somos todos culturalmente iguais”, indicou um fã.

O cineasta James Gunn, diretor da franquia Guardiões da Galáxia da Marvel e responsável pelo reboot de Esquadrão Suicida, expressou sua opinião:

“Suspeito que a maioria dos latinos amem o Ligeirinho, o que é um ótimo argumento para que ele não seja cancelado”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›