La Casa de Papel | Descubra a história política de Bella Ciao, tema da série

La Casa de Papel se tornou um sucesso mundial após ser levada para a Netflix. A série fez com que seu elenco se tornasse conhecido em todo o mundo e popularizou até mesmo o figurino utilizado pelos personagens da produção.

A produção, primeiramente veiculada no canal espanhol Antena 3, fez com que protestantes ao redor do mundo usassem as máscaras dos seus personagens como símbolo de revolta.

Protestos políticos parecem não ter nada a ver com o tema principal da série, mas o seu tema musical principal já é outra história.

Bella Ciao, a canção de origem italiana e autor desconhecido, tem uma ligação profunda com a luta dos trabalhadores europeus. De acordo com a publicação Arts and Terror, de Vladimir L. Marchenkov, Bella Ciao é uma canção folclórica italiana.

No livro de Jerry Silverman, Songs That Made History Around the World, o autor relata que foi cantada pela primeira vez por mulheres que trabalhavam nos campos do norte da Itália enquanto tentavam passar o tempo.

Durante a Segunda Guerra Mundial a letra foi modificada para refletir a luta dos comunistas contra o fascismo italiano.

Em La Casa de Papel a música é introduzida em uma cena entre o Professor (Álvaro Morte) e seu irmão mais velho Berlin (Pedro Alonso).

Durante uma das narrações de Tokio (Úrsula Corberó), ela fornece uma visão sobre o significado – e explica como os ladrões foram apresentados a ele pela primeira vez.

“A vida do Professor girava em torno de uma ideia: Resistência. Seu avô, que lutou contra os fascistas na Itália, ensinou-lhe a música – e ele ensinou-a a nós”, diz Tokio durante a cena.

Por conta da curiosidade do público e a forma que a canção foi popularizada, a Netflix chegou a fazer um vídeo falando sobre a história de Bella Ciao, confira:

Como no Brasil tudo vira funk, Bella Ciao ganhou uma outra versão pelo MC MM e DJ RD. Obviamente a letra foi abrasileirada e tomou outro significado bem distante da sua raiz italiana.

Sobre La Casa de Papel

La Casa de Papel: Reprodução

O sucesso espanhol tem um séquito fiel de fãs. Mas em breve chegará ao fim, com a quinta temporada. No início do ano, em entrevista ao Express, o roteirista Javier Gómez Santander disse que se sente feliz com a conclusão da série.

“Eu acho que a série termina muito bem com a quinta temporada. Eu nem penso sobre derivados. Você não pode descartar, é uma realidade. E se tivermos uma boa ideia? Mas para termos essa boa ideia, precisamos de tempo”, declarou o roteirista.

Em maio a Netflix divulgou o primeiro trailer da última temporada, que será dividida em duas partes: a primeira estreia em 3 de setembro, e a segunda em 3 de dezembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›