Juliane Moore afirma que dizer que uma mulher “envelheceu bem” é machista

Em uma recente entrevista, a vencedora do Oscar, Julianne Moore, revelou que não se sente confortável com a expressão “envelhecer graciosamente”. Para a atriz usar este termo se referindo ao processo natural de envelhecimento das mulheres é misógino.

A estrela de Uma Mulher na Janela se abriu sobre o assunto para a revista As If, publicação da People. Na ocasião ela se referiu a esta expressão como “totalmente sexista”.

“Há muito julgamento inerente ao termo “envelhecer graciosamente”. Existe uma maneira deselegante de envelhecer? Não temos opção, é claro. Ninguém tem uma opção sobre o envelhecimento, então não é uma coisa positiva ou negativa, apenas é. ”

Moore, que venceu o Oscar por seu trabalho em Para Sempre Alice,  também acredita que: “[envelhecer] faz parte da condição humana, então por que estamos sempre falando sobre isso como se fosse algo sobre o qual temos controle?”

A atriz ainda citou outra estrela em sua entrevista, a respeitada Helen Mirren. Citando uma frase dita por Mirren, Moore explicou melhor sua filosofia sobre o envelhecimento.

“Envelhecer é uma exigência da vida: você envelhece ou morre jovem”, disse.

Além disso, ela também revelou um pouco dos seus passamentos sobre o que significa o  “crescimento interior”, ao dizer:

“Nós recebemos uma narrativa como crianças que continuamos crescendo durante a escola, talvez ir para a faculdade então, depois que as aulas terminarem, a ideia de crescimento estará concluída”, afirma a atriz. Porém, ela considera que essa ideia é limitada.

“Mas ainda temos toda essa vida para viver. Como podemos continuar a nos desafiar, a nos interessar, aprender coisas novas, ser mais úteis para outras pessoas, ser a pessoa que seus amigos e familiares precisam ou desejam? Como continuamos a evoluir? Como navegamos a vida para ter experiências ainda mais profundas? ”

Projetos Futuros

Juliane Moore em A Mulher na Janela (Reprodução)

Moore deve se reunir com o diretor de Safe,  Longe do ParaísoSem Fôlego, Todd Haynes, para um novo trabalho. May December, que  também será estrelado por Natalie Portman, será divulgado para fins comerciais no Festival de Cannes, que se inicia na terça-feira (06).

A produção é sobre duas mulheres e se passa na cidade de Camden, no Maine (EUA). Haynes (que dirigiu o filme O Preço da Verdade) também apresentará seu novo documentário sobre a banda punk The Velvet Underground no festival.

Julianne Moore recebeu uma indicação ao Oscar, sendo dirigida por Haynes  no longa já citado neste texto,  Longe do Paraíso.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›