Impressionante! Conheça os significados dos nomes dos personagens de Game of Thrones

Os nomes de muitos personagens de Game of Thrones têm origens interessantes que surgiram na mitologia e no folclore. Descubra os significados de alguns deles.

Jon Snow

Kit Harington como Jon Snow em Game of Thrones
Kit Harington como Jon Snow em Game of Thrones (Divulgação/ HBO)

Jon Snow nasceu originalmente como Aegon Targaryen e carregou o sobrenome do pai, porém, as origens do nascimento do personagem foram mantidas em segredo e ele foi visto como o filho ilegítimo de Ned Stark.

O nome Snow não é surpreendente neste contexto, já que as crianças ilegítimas do Norte no universo de Game of Thrones recebem esse nome.

O nome de Jon é uma variação dos nomes bíblicos Jonathan e John – João, em português. Tem origem hebraica e significa ‘o presente de Jeová’.

Cersei Lannister

Lena Headey como Cersei Lannister em Game of Thrones: Reprodução

O autor George RR Martin nunca revelou a verdadeira origem do nome de Cersei, mas, acredita-se que deriva do grego Circe, que é semelhante ao nome da feiticeira da mitologia grega que podia transformar humanos em animais. Ela até aparece como vilã em sagas como a Odisseia de Homero.

Ambas são personagens manipuladoras, sendo que Circe também esteve envolvida na morte do próprio marido.

Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) em Game of Thrones (Reprodução / HBO)

Este nome incomum tem raízes multilíngues. Usada como um nome feminino galês, a palavra ‘nerys’ pode significar ‘senhora’.

Na mitologia grega e suas adaptações, o nome “Eris” é popularizado por uma deusa de mesmo nome que foi responsável por todas as contendas e discórdias no mundo.

Combina com a personagem, pois, embora Daenerys tenha começado com ares de protagonista, sua transição para o ‘mal’ realmente criou muita destruição.

Tyrion Lannister

Tyrion Lannister (Peter Dinklage) em Game of Thrones (Reprodução)
Tyrion Lannister (Peter Dinklage) em Game of Thrones (Reprodução)

O nome Tyrion soa muito semelhante também ao galês, Tirion. Essa teoria tem sentido, já que os livros dos quais a série se origina apresentam nomes anglicizados do inglês antigo e de nomes celtas.

Curiosamente, o nome Tirion e suas variantes que soam semelhantes são bastante comuns na literatura de fantasia. Em O Senhor dos Anéis, Tirion upon Tuna era o nome de uma cidade élfica, enquanto o último rei narniano nas Crônicas de Nárnia também se chamava Tirian.

Uma curiosidade é que se trata de um nome unissex, mas é mais usado para meninas. Significa gentil em galês.

Isso contrasta completamente com o retrato de Tyrion nas temporadas iniciais, quando ele é apresentado como um personagem ousado e desafiador. No entanto, ele sempre foi sábio e oferece vislumbres de sua natureza gentil no final.

Ned Stark

Mesmo sendo popularmente conhecido como Ned Stark, o nome completo do chefe da Casa Stark é Eddard Stark. Eddard é uma versão em inglês antigo do nome Edward – Eduardo, em português. O nome é dividido em duas palavras – ‘ead’ e ‘wear’. Enquanto a primeira se traduz como ‘rico’ ou ‘próspero’, a segunda significa ‘guardião’, levando o significado do nome a ser ‘Guardião das Riquezas’.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›