Idris Elba rebate polêmica levantada por astro da Marvel envolvendo negros

Elba chamou de "pouco inteligente" o argumento de que atores britânicos negros tiram papéis de atores negros estadunidenses

A cinebiografia de Whitney Houston, intitulada I Wanna Dance With Somebody, será estrelada por Naomi Ackie no papel da famosa cantora. Isso pode trazer de volta alguns debates sobre negros britânicos tirarem papéis de negros estadunidenses.

De acordo com o site Variety, uma das vezes que isso foi debatido foi em 2017, quando Samuel L. Jackson comentou sobre a escalação de Daniel Kaluuya para o filme Corra! de Jordan Peele.

Na época, o intérprete de Nick Fury da Marvel disse o seguinte: “Eu tendo a me perguntar o que esse filme teria sido com um irmão americano que realmente sente isso”.

Agora, em uma entrevista para o The Shop, Idris Elba fez uma critica a respeito das alegações de que atores negros britânicos tiram papéis de atores negros estadunidenses.

A resposta de Elba veio logo após o apresentador Maverick Carter comentar sobre a possibilidade de atrizes estadunidenses criticarem Ackie por interpretar um dos maiores ícones da música americana. O ator declarou:

“Sabe o que eu notei? Você disse mulheres negras americana versus uma mulher inglesa. Como ser inglês te torna menos negro? Para mim, isso define o quão pouco inteligente é o argumento. Sem desrespeito a quem tem esse sentimento, é o que é.”

Derek (Idris Elba) em Obsessiva (Reprodução)
Derek (Idris Elba) em Obsessiva (Reprodução)

Elba continuou seu argumento sobre não haver diferença entre negros e que há condicionamento para as pessoas se certificarem de onde você é.

“O fato é: somos todos negros. Você tem um ator escocês interpretando um personagem irlandês ou um ator inglês – você não ouve falar de um debate. Mas entre nós queremos apontar o dedo porque viemos de um condicionamento que faz as pessoas apenas se certificarem de ‘de onde você é?’ e ‘você é autêntico de onde você é? Quão negro você é?” E isso se resume ao sistema de castas e é irritante para mim, muito irritante”.

Ele concluiu: “Meu avô lutou na Segunda Guerra Mundial por este país, os EUA. [Ele] vem de Kansas City. Eu venho para este país e alguém me diz ‘você não é americano’ e eu questiono ‘hein?’ Como você se atreve. É atuação. Apropriação cultural, não. Isso é definitivamente algo que devemos prestar atenção. Mas na profissão de ator, deveria ser permitido interpretar”.

Idris Elba atualmente interpreta Dr. Nate Samuels em A Fera, que está em exibição nos cinemas. O filme tem direção de Baltasar Kormákur, e conta a história de uma família aterrorizada por leão em um passeio pela África.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›