Filmes podem sofrer com novas medidas anti-COVID na Coreia

Mesmo com a pandemia de COVID-19 ainda em andamento, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi um sucesso em seus primeiros dias de exibição nos cinemas coreanos. Contudo, não só o filme da Marvel como outros também podem sofrer com novas medidas anti-COVID.

Segundo o site da revista Variety, novas medidas foram anunciadas na quinta-feira (16) e significam um retorno das medidas de distanciamento social e restrições por no mínimo duas semanas.

Isso inclui no máximo quatro pessoas em restaurantes, às 21h toque de recolher para bares e discotecas e às 22h00 toque de recolher em cinemas e salas de concertos.

Os distribuidores de filmes reagiram atrasando o lançamento planejado de alguns títulos. Os cinemas reagiram remarcando as exibições neste fim de semana e reembolsando alguns ingressos pré-vendidos.

Isso certamente significará uma desaceleração do ritmo da bilheteria conseguido por Homem-Aranha em seus primeiros dois dias. O filme, que dura quase duas horas e meia, vendeu 635 mil ingressos na estreia na quarta-feira (15) com um valor bruto de US $ 5,27 milhões, segundo dados do serviço de rastreamento Kobis. Na quinta-feira, foram adicionados mais 391.000 ingressos chegando ao valor de US $ 3,29 milhões.

Organizações comerciais de filmes, incluindo o Producers Guild of Korea, o Directors Guild of Korea, a The Association of Korean Buyers & Distributors of Foreign Films, o Screenwriters Guild of Korea e a Korea Theatre Association, publicaram uma declaração conjunta na quinta-feira pedindo ao governo que repensasse as medidas .

Eles argumentam que os cinemas não representam um risco significativo para a saúde e que a indústria cinematográfica foi particularmente atingida pelas medidas anti-COVID anteriores. As restrições foram afrouxadas apenas algumas semanas atrás, no início de novembro.

“Os cinemas têm buscado ativamente medidas preventivas muito mais rígidas do que as exigidas pelo governo para fornecer um ambiente seguro [para o público ver os filmes]. Os danos causados ​​pela pandemia COVID-19 nos últimos dois anos estão crescendo de forma descontrolada. Os limites operacionais [toque de recolher noturno] para os cinemas impedem o lançamento de novos filmes e se espalharão pela própria indústria, levando ao seu colapso como um efeito dominó”.

As novas restrições pesam sobre o lançamento planejado de filmes de Hollywood, incluindo Matrix Resurrections e King’s Man: A Origem, ambos com estreia programada para a próxima semana. Vários filmes locais também anunciaram interrupções, mudando suas datas de lançamento para o fim de dezembro e início de janeiro.

O faturamento agregado de novembro de 2021 atingiu KRW 66 bilhões (US $ 55 milhões), quase o dobro de novembro de 2020, mas apenas 42% do pré-COVID em 2019.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›