Extermínio | Filme poderia ter sido ainda pior

Produção de 2022 trata de uma epidemia de um vírus incurável

O filme de terror pós-apocalíptico Extermínio (28 Days Later), do diretor Danny Boyle tem um final chocante depois de contar uma história clichê, porém, assustadora. Mas existe algo ainda mais assustador que o filme: seu final alternativo.

O filme trata de um surto de um vírus chamado Rage, que afeta a região da Grã-Bretanha e segue a história de um homem chamado Jim, interpretado por Cillian Murphy, que acorda de um coma e se depara com essa realidade.

Lutando contra humanos infectados e as cruéis maquinações da natureza humana, Jim, junto com Selena (Naomie Harris) e Hannah (Megan Burns), lutam para chegar ao final na versão do filme que foi divulgada.

Entretanto, além do final original, também foi filmado um final alternativo, enquanto um terceiro final existe em forma de storyboard e não foi gravado por causa de sua natureza divergente do contexto da história contada.

Final alternativo é mais cruel

Em uma reviravolta muito mais sombria, Jim morre de um ferimento à bala, que recebe no final, mesmo depois das inúmeras tentativas de Hannah e Selena para reanimá-lo.

Completamente devastadas e com o coração partido, as duas se afastam do corpo de Jim e seguem em direção a um futuro desconhecido.

Esse momento específico é especialmente sombrio em relação à versão do cinema, que termina com uma nota de esperança e a promessa de que tudo terá um novo começo.

Cena de Extermínio (Reprodução)
Cena de Extermínio (Reprodução)

Mas e o storyboard?

O final do storyboard de Extermínio é, talvez, o pior e mais assustador dos três.

Isso porque sua narrativa e impacto emocional são ainda muito mais potentes, pois marca uma conclusão ainda mais cruel ao protagonista.

Experimentando a ideia de eliminar completamente a presença dos soldados, Boyle e o escritor Alex Garland deram voz aos storyboards ilustrados, que começam logo após Frank (Brendan Gleeson) ser infectado por uma única gota de sangue.

Assim, em vez de ser imediatamente baleado pelos soldados, como na versão do cinema, Frank é amarrado e atado por Jim, pois ele quer de qualquer forma encontrar uma cura para o vírus.

Logo depois, o trio se depara com um complexo de pesquisa médica perto do bloqueio em Manchester, que parece ser uma espécie de laboratório de testes em animais. Decidindo passar a noite lá, os três montam acampamento e demarcam a área.

Depois de um tempo, Jim e Selena descobrem um cientista dentro de uma sala e tentam convencê-lo a ajudar a encontrar a cura, explicando como Frank morrerá se não receber um antídoto.

Comovido, o cientista afirma que o renascimento de Frank terá um preço alto, pois o vírus só pode ser erradicado do corpo do infectado por meio de transfusão completa de sangue.

Para isso, um indivíduo não infectado teria que esvaziar completamente seu corpo enchendo-o com o sangue do infectado e dando o seu a ele, morrendo no processo, o que tornaria as coisas ainda mais grotescas se tivessem chegado a acontecer no filme.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›