Estudo mostra diminuição de protagonistas femininas em filmes

A representação de mulheres protagonistas no cinema  teve uma queda acentuada em 2020. Portanto, os dados foram fornecidos pela pesquisa intitulada It’s a Man’s (Celluloid) World.

Nesta pesquisa foram analisados os 100 filmes de maior bilheteria de 2020. Já os resultados foram divulgados nesta terça (13) pela Dra. Martha Lauzen.

Logo, o relatório revela que apenas 29% dos filmes de maior bilheteria de 2020 tiveram protagonistas femininas.

Em um comunicado Lauzen falou sobre o resultado da pesquisa,

“Esse declínio se reflete no baixo número de filmes dirigidos por mulheres indicados ao Oscar de melhor filme”, observou a pesquisadora. “Apenas dois filmes na lista de nomeados deste ano, Nomadland e Bela Vingança’, apresentam protagonistas femininas.”

Tanto Nomadland quanto Bela VingançaPromising Yound Woman– foram escritos e dirigidos por mulheres, Chloe Zhao e Emerald Fennell, respectivamente. Logo, este é um fator que a equipe de Lauzen também considerou. 

Segundo as descobertas da pesquisadora, em filmes com pelo menos uma diretora e / ou roteirista, as personagens femininas representavam 60% dos protagonistas. Porém, as personagens femininas representaram apenas 17% dos protagonistas em filmes com cineastas exclusivamente homens (diretores ou roteiristas).

Logo, a porcentagem de protagonistas femininas caiu  de 40% em 2019 para apenas 29% em 2020. Ademais, os novos dados mostram as notas mais baixas para filmes desde 2017, quando apenas 24% dos filmes de maior bilheteria tinham protagonistas femininas.

“Como protagonistas de filmes, as mulheres deram um passo atrás em 2020, após dois anos consecutivos de crescimento”, disse Lauzen. A pesquisadora é fundadora e diretora executiva do Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da San Diego State University.

 Portanto, os números  medidos no estudo de Lauzen são baseados nos filmes de maior bilheteria, de acordo com o Box Office Mojo, divulgado em 1º de janeiro de 2021.

Outros Dados

O estudo também avaliou os dados demográficos das personagens femininas, tais como idade, raça / etnia, estado civil e status ocupacional.

As mulheres negras continuam amplamente sub-representadas na tela, onde 71% das personagens femininas em 2020 eram brancas (mais 3% em relação a 2019), 17% das personagens femininas eram negras, 6% eram personagens latinas e 6% eram mulheres asiáticas.

A idade também desempenhou um papel importante, com Lauzen afirmando que “o preconceito de idade continua sendo um problema para as mulheres no cinema”. 

Excluídos

Viúva Negra, Mulher Maravilha 1984 e Mulan foram eliminados  da pesquisa. Isso se deve às suas datas de lançamento originais terem sido modificadas. Os filmes estão se enquadrando nos lançamentos pós pandemia, onde são lançados nos cinemas e nas plataformas de streaming ao mesmo tempo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›