Entenda por que a Fase Um é a mais importante do MCU

O Universo Cinematográfico da Marvel é algo completamente único, pois classifica seus filmes em fases, sendo que cada uma contém histórias abrangentes que levam a um filme dos Vingadores.

A Fase Um introduziu a franquia com o lançamento de Homem de Ferro, no final do qual os Vingadores foram estabelecidos.

A seguir, entenda por que muitos fãs acreditam que a Fase Um é a mais importante de todo o MCU.

Ele define o modelo para o sucesso do MCU

Os filmes do MCU geralmente seguem um formato bem semelhante, estabelecido a partir da Fase Um, sendo que todo o restante da série apenas replicou a fórmula já experimentada e testada.

Sendo assim, alguns elementos com personagens que vivem travessuras boçais, a tendência para a entrada de grandes super-heróis e a comédia que é marca registrada da série começaram justamente nesta fase.

Robert Downey Jr. em Homem de Ferro 3 (Divulgação)

Mais estilo e elementos temáticos

Cada um dos filmes tem elementos curiosos enraizados na trama. Um exemplo é o que aparece em Thor, que se parece com uma tragédia de Shakespeare, bem como um filme espacial.

Já o Capitão América: O Primeiro Vingador é mais como um filme de guerra.

Na mesma linha, O Incrível Hulk é mais um caso de adrenalina para quem é apaixonados por filmes de super-heróis tradicionais.

Os cronogramas eram mais fáceis de entender e vinculados uns aos outros

A Fase Um certamente sabia como estimular o eventual crossover dos super-heróis, com a linha do tempo sendo muito compacta e conectada. Homem de Ferro 2, Thor e O Incrível Hulk ocorreram exatamente na mesma época, e esses eventos estavam ligados aos planos de Nick Fury para os Vingadores, juntamente com a preparação do cenário para o filme Os Vingadores.

Enredos completos sem muitos ganchos de sequência

Embora os filmes da Fase Um não fossem tão agressivos nem dominados por histórias com muitos ganchos de sequência, eles tinham uma grandiosa habilidade de empolgar os fãs através das sequências de créditos finais

Sendo assim, todos os enredos principais eram desenrolados ao mesmo tempo que deixavam abertura e provocações para filmes futuros.

Melhor apresentação da jornada dos heróis

Os filmes da Fase Um não se esquivaram da clássica narrativa cômica, em que o herói começaria com uma série de falhas, depois seria lançado em uma situação de perigo e, assim, se prepararia para vencer o vilão numa reviravolta emocionante com uma forte mudança de perspectiva.

Um exemplo foi como Homem de Ferro, onde Tony Stark deixou de ser um produtor de armas e passou a salvar vidas com Thor, amadurecendo e deixando sua arrogância de lado para dar lugar ao altruísta Steve Rogers, o que provou que qualquer homem pode ser um herói.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›