Diretor solta o verbo sobre mudança de categoria de Barbie no Oscar: “Insulto”

No ano em que Greta Gerwig se tornou a primeira mulher a dirigir um filme que faturou um bilhão de dólares, surgem controvérsias relacionadas à classificação de seu roteiro para o filme Barbie.

A decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de mudar a classificação do filme de Melhor Roteiro Original para Melhor Roteiro Adaptado não foi bem recebida por muitas pessoas e também pelo renomado cineasta Judd Apatow.

Na rede social X, Apatow argumentou que esse é um insulto para os escritores, pois não havia material pré-existente para basear o roteiro.

“É um insulto para os escritores dizer que eles estavam trabalhando com material existente. Não havia material ou história existente. Havia uma caixa vazia”.

A controvérsia da classificação

Não é incomum que filmes baseados em materiais preexistentes, como Toy Story 3, Borat 2, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite, sejam classificados como roteiros adaptados e recebam indicações ao Oscar nessa categoria.

Isso ocorre porque cada organização de premiação possui suas próprias regras e critérios para a classificação dos roteiros. No caso de Barbie, é provável que a decisão de considerá-lo um roteiro adaptado seja devido ao fato de Barbie e Ken serem bonecos pré-existentes da Mattel.

Com isso, filmes como Past Lives de Celine Song, Os Rejeitados de Alexander Payne, May December de Todd Haynes, e Anatomia de Uma Queda de Justine Triet podem concorrer na categoria de Melhor Roteiro Original.

Greta Gerwig, que já foi indicada duas vezes ao Oscar antes de Barbie, como Lady Bird (2016), Adoráveis Mulheres (2019). Seu colaborado de roteiro Noah Baumbach, também já foi indicado duas vezes ao Oscar por A Lula e a Baleia (2005) e História de um Casamento (2018).

Em Barbie, a boneca protagonista percebe que seu mundo não mais perfeito como antes e entra em um crise existencial. Ela parte em uma jornada no mundo real para fazer tudo voltar a ser como era antes. Mas isso não mudará apenas Barbie, mas toda a Barbielândia para sempre.

O filme está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›