Duna | Diretor teve que esperar anos para poder fazer o filme

Denis Villeneuve, diretor de Duna, filme de ficção científica recém-lançado, conheceu o livro de Frank Herbert quando tinha apenas 13 anos de idade e já sonhou em adaptá-lo para o cinema desde então.

Em entrevista que concedeu ao The Hollywood Reporter, o diretor explicou que o livro foi uma inspiração e motivação para ele seguir a carreira de cineasta, já que ele queria levar a história para as telas.

Já naquela época, Denis e um amigo começaram a criar storyboards, fazendo várias ilustrações inspiradas no livro. “Eu estava obcecado, genuinamente obcecado”, contou ele.

Duna (Divulgação)
Duna (Divulgação)

No ano de 2010, Denis estava procurando um local para as gravações de seu outro filme, Incêndios, e viajou pela Jordânia, onde conheceu o Deserto Uádi de Rum.

A paisagem não funcionou para Incêndios, mas acabou servido para reacender o desejo do diretor de produzir Duna.

“Não era certo para Incêndios, mas eu disse a mim mesmo na época: “‘Se algum dia eu conseguir fazer Duna, voltarei aqui.’”

O deserto estava ‘superlotado’ em 2018

Quando Villeneuve retornou ao Deserto em 2018 para começar a produzir seu filme, encontrou um pequeno problema.

Ele estava em um helicóptero junto com Patrice Vermette, diretor de arte, e avistou um grupo de pelo menos dezesseis carros no local, o que, imediatamente, o levou a pensar que mais alguém poderia estar ali com o mesmo propósito que ele.

O guia que estava com eles informou que não havia ninguém filmando ali, porém, Vermette entrou em contato com Paul Inglis, um amigo com quem já havia trabalhado em outro filme em 2017 e perguntou se ele estava Jordânia.

Inglis, de fato, estava lá fazendo a supervisão da produção de Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019).

Duna (Divulgação)
Duna (Divulgação)

Assim, Villeneuve e Vermette se encontraram com Inglis para conversar a respeito de seus respectivos trabalhos.

Eles chegaram a um acordo de que se ambos filmes seriam filmados no mesmo local e deveriam sair em momentos relativamente próximos, seria interessante que eles não filmassem nas mesmas áreas do deserto a fim de oferecer uma certa proteção às suas histórias.

Como era de interesse das duas partes, as coisas ficaram acertadas entre eles, conforme revelou Vermette.

 “Falamos a eles para protegermos as duas histórias não filmando exatamente nas mesmas áreas do deserto. Tudo ficou bem.”

Algumas semelhanças entre os dois filmes foram inevitáveis, mas, de todo modo Denis Villeneuve conseguiu não só realizar um sonho de infância como também torná-lo um grande sucesso.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›