Dragon Ball: A luta de Goku com Freeza teve uma razão para ser tão longa

Há uma longa lista de razões pelas quais a franquia Dragon Ball é famosa. Lutas intensas, escalada de poder que parece não ter fim e um elenco de personagens que resistiram ao tempo e permaneceram figuras conhecidas não apenas na comunidade de anime, mas em toda a cultura pop como um todo.

Mas há uma coisa pela qual o anime Dragon Ball é famoso: a tendência de prolongar lutas que eram muito mais curtas no mangá. E nenhuma batalha mostra isso melhor do que a lendária luta de Goku com Freeza.

Numerosos memes e piadas surgiram do arco. Houve piadas sobre como Frieza não sabe realmente o que é um minuto e indiretas para a Toei Animation por fazer uma adaptação que estava obviamente aumentando seu tempo de execução.

Mas a versão do anime da luta contra Freeza foi estendida a tais comprimentos ridículos por uma razão.

Na época em que a luta de Frieza foi adaptada para a forma de anime, Akira Toriyama ainda estava escrevendo a história no mangá. Nem a Toei nem o próprio Toriyama esperavam que o anime alcançasse o mangá tão rapidamente, então eles estavam mal preparados para lidar com a situação quando ela ocorresse.

Então, enquanto a maior parte da saga Namekusei adaptou vários capítulos do mangá em um único episódio do anime, no momento em que a luta clímax contra Freeza finalmente começou no anime, a Toei foi forçada a adaptar um único capítulo do mangá.

Isso geralmente totaliza cerca de 20-30 páginas de ação em um episódio completo de 23 minutos.

Cena de Dragon Ball Z (Reprodução / Toei Animation)
Cena de Dragon Ball Z (Reprodução / Toei Animation)

Como qualquer pessoa que assistiu ao corte original da saga Frieza de Dragon Ball Z pode atestar, isso fez mais mal do que bem. Episódios inteiros foram dedicados a Frieza e Goku tendo uma rápida troca de golpes, seguidos por vários minutos de diálogo expositivo e gritos.

A Toei até começou a adicionar momentos de preenchimento de outros personagens reagindo à luta apenas para aumentar o tempo de execução.

Mas tudo isso foi feito para o bem de Akira Toriyama, para que ele não sentisse a necessidade de apressar os capítulos de mangá apenas para que o anime tivesse mais conteúdo para se adaptar.

Então, embora a saga Frieza possa ter deixado muitos espectadores cansados ​​no ritmo enrolado de uma luta que foi promovida ao longo da saga Namekusei, foi melhor do que a alternativa de sobrecarregar Toriyama – ou o anime entrar em um hiato.

Felizmente, esse erro nunca mais se repetiu durante nas sagas seguintes de Dragon Ball Z.

Enquanto algumas lutas foram um pouco prolongadas, nenhuma foi tão flagrante quanto a batalha de Goku contra Freeza que ficou na história.

A Toei certamente aprendeu a lição e agora espera que o mangá tenha muito conteúdo para se adaptar antes de transformar capítulos em episódios.

E enquanto o anime Dragon Ball Super pode estar em um hiato agora, o mangá ainda está forte, então Toei terá muito conteúdo para adaptar e continuar trazendo mais aventuras de Goku para a vida.

Fonte: CBR

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›