Disney tomou medida drástica para proteger imagem ‘sagrada’ do Mickey

Empresa tentou proibir uso do personagem

Você sabia que a imagem tão inocente do Mickey Mouse já foi motivo de grandes polêmicas? O ratinho fofo da Disney nem sempre aparece na mídia com características amigáveis, e a empresa já até obrigou a escolas nos Estados Unidos a deixarem de estampá-lo em seus murais.

Walt Disney largou dublagem do personagem

Talvez você não saiba, mas no início de sua vida, Mickey era dublado pelo próprio Walt Disney, que se apresentava com um puritano publicamente por causa da marca que construiu, mas tinha alguns vícios comuns em adultos, como fumar.

Porém, com o passar dos anos Walt não conseguia mais fazer a voz aguda do personagem por causa do fumo.

Outro motivo para ele não continuar fazendo a voz de Mickey foi por conta do aumento de sua carga de trabalho em sua empresa, então James McDonald passou a dublar o personagem.

Disney ordenou que os murais do Mickey fossem removidos das pré-escolas da Flórida

Mickey e Pato Donald (Reprodução)
Mickey e Pato Donald (Reprodução)

A Disney sempre foi muito protetora com suas propriedades intelectuais, e segundo o The Orlando Sentinel, a empresa ordenou que três pré-escolas em Hallandale, Flórida, removessem os murais do Mickey Mouse e personagens associados.

A decisão da empresa de remover as imagens de seus personagens dos ambientes educacionais atraiu muitos críticos, afinal, o uso dessas imagens eram apenas para decorar o local, levar positividade e incentivo às crianças.

Os filhos de Benito Mussolini eram fãs do Mickey

O ditador italiano Benito Mussolini baniu muitas influências norte-americanas de sua nação, contudo, fez uma exceção para o Mickey Mouse apenas porque seus filhos gostavam do personagem, de acordo com o Mental Floss.

Ele foi destaque em um curta-metragem Anti-Guerra do Vietnã

No IMDb, há uma página sobre um curta-metragem de 1969 intitulado Mickey Mouse in Vietnam, escrito por Dave Dixon e dirigido por Lee Savage.

O curta metragem retrata o personagem se alistando no Exército dos EUA e entrando em combate no Vietnã, para então ser morto por tiros logo após sua chegada.

A Disney, como forma de evitar controvérsias e politização durante essa época, não reconheceu nem promoveu esse uso alternativo de seu personagem tão icônico.

Ele foi retratado negativamente em vários episódios de South Park

Representação do Mickey Mouse em South Park (Reprodução)
Representação do Mickey Mouse em South Park (Reprodução)

Mickey Mouse apareceu em diversos episódios de South Park, retratado normalmente como criminoso e grotesco, como forma de promover o domínio da The Walt Disney Company.

De acordo com o Fandom, esta versão do Mickey cometeu crimes, incluindo assassinato em massa, tortura e incêndio criminoso. Uma visão contrária ao comportamento do personagem representado pela Disney. O episódio The Ring é o que mais solidificou essa versão vilanesca do Mickey.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›