“Estão vindo nos matar”, grita diretora afegã em vídeo durante tomada pelo Talibã

Sahraa Karimi, cineasta afegã e diretora geral da empresa nacional de cinema Afghan Film, compartilhou um vídeo onde mostra a tomada de Cabul pelo Talibã. Desesperada, Karimi grita “Eles estão vindo nos matar”.

Sahraa Karimi também foi às redes sociais pedir o apoio das comunidades do cinema em todo o mundo enquanto seu país cai nas mãos da insurgência do Talibã.

O Talibã efetivamente assumiu o controle do Afeganistão no domingo após tomar a capital Cabul, derrubando o governo em exercício, com o presidente Ashraf Ghani fugindo do país.

Os EUA evacuaram funcionários da embaixada e tropas foram enviadas em uma tentativa de assumir o controle do aeroporto de Cabul para ajudar a evacuar milhares de pessoas que estão fugindo do novo regime.

Karimi postou um comunicado no Twitter abordando “todas as comunidades cinematográficas do mundo” (via Deadline).

“Estou escrevendo isto com o coração partido e com a profunda esperança de que você se junte a nós para salvar meu belo país do Talibã”.

“Eles massacraram nosso povo, sequestraram muitas crianças, mataram uma mulher em nome do vestido, torturaram e mataram um de nossos comediantes favoritos, mataram um poeta pré-histórico. Eles mataram pessoas ligadas ao governo, alguns de nós foram enforcados em público e eles deslocaram milhões de famílias. Depois de fugir dessas províncias, as famílias estão em campos em Cabul, onde se encontram em um estado de extrema dificuldade”

“Crianças estão morrendo nos acampamentos por causa de bandidos e da falta de leite. Esta é uma crise humanitária, mas o mundo está em silêncio. Estamos acostumados com esse silêncio, mas sabemos que não é justo. Sabemos que esta decisão de deixar nosso povo está errada, precisamos da sua voz. Aquilo por que trabalhei tanto como cineasta em meu país provavelmente entrará em colapso. Se o Talibã assumir o poder, eles banirão todas as artes. Eu e outros cineastas podemos ser os próximos em sua lista de alvos. Eles violarão os direitos das mulheres e nossa expressão será silenciada”.

“Por favor, apoie seus cineastas e artistas como nossa voz, compartilhe esse fato com sua mídia e escreva sobre nós em suas redes sociais. O mundo não se volta para nós. Precisamos do seu apoio e voz em nome das mulheres, crianças, artistas e cineastas afegãos. Esta é a maior ajuda de que precisamos agora. Por favor, ajude-nos a não deixar este mundo para os afegãos. Por favor, ajude-nos antes que o Talibã de Cabul chegue ao poder. Temos apenas alguns dias”.

As pessoas que apoiaram Karimi no Twitter incluem a cineasta indiana Leena Manimekalai, o diretor da Irlanda do Norte Mark Cousins, o diretor indiano Vivek Ranjan Agnihotri e o cineasta indiano Anurag Kashyap.

Sahraa Karimi postou mais atualizações no fim de semana, incluindo imagens de cenas perturbadoras do aeroporto de Cabul, onde milhares de pessoas parecem estar presas enquanto tentam fugir do Talibã.

Segundo informações disponibilizadas pelos noticiários nacionais e internacionais, menos cinco pessoas morreram no aeroporto enquanto buscavam desesperadamente uma rota de fuga.

Karimi é a primeira e única mulher no Afeganistão a ter um doutorado em cinema. Seus créditos incluem Hava, Maryam, Ayesha, que foi exibido em Veneza em 2019.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›