Dietas compulsivas e espartilhos apertados: como era a vida de Elisabeth da série A Imperatriz

Personagem é inspirada em figura histórica da vida real.

A série, A Imperatriz, recém-lançada pela Netflix, conta a história de uma garota que se apaixona pelo imperador da Áustria e vive com ele uma história de amor até que ela descobre como são os desafios de viver na corte como rainha.

Poucas pessoas, porém, sabem que a história de Elisabeth e Franz é baseada na vida real e relata fatos da vida da rainha Isabel de Baviera (ou Elisabeth), Imperatriz da Áustria.

A Imperatriz (Netflix Divulgação)
A Imperatriz (Netflix Divulgação)

O dia a dia da rainha e o fumo compulsivo

Como era casada com o imperador Franz Joseph I (também conhecido como Francisco José I) da Austrália, Elisabeth tinha uma rotina puxada de cuidados estéticos além de seguir dietas rigorosas.

A fim de manter a cintura fina, por exemplo, ela sempre utilizava um espartilho que ficava bem apertado em três lugares.

Na tentativa de acalmar a ansiedade com a fome, a imperatriz acabou desenvolvimento o hábito de fumar e passou a consumir pelo menos entre 30 e 40 cigarros por dia!

Mais sobre a Imperatriz

Elisabeth von Wittelsbach nasceu em 1837 e era filha de um duque da Baviera, região que hoje fica lá no sul da Alemanha.

Ela sempre esteve muito bem acostumada à vida na nobreza, pois cresceu nesse universo e, quando tinha 16 anos, viajou com sua mãe e irmã mais velha para conhecer o homem que deveria ser seu futuro cunhado, o imperador da Áustria, que tinha 23 anos de idade.

Entretanto, ao invés de se interessar pela irmã de Elisabeth, Helena, Franz se encantou por ela e não queria mais saber de nenhuma outra mulher.

O imperador chegou a dizer que ou se casaria com ela ou não seria com mais ninguém.

Assim aconteceu. Eles ficaram noivos em cinco dias e se casaram em oito meses.

Devrin Lingnau como Elisabeth e Phillip Froissant como François em A Imperatriz (Reprodução)
Devrin Lingnau como Elisabeth e Phillip Froissant como François em A Imperatriz (Reprodução)

O casal ainda teve junto quatro filhos, que são: Sofia Frederica, Gisela, Maria Valéria e Rodolfo, que teve uma morte controversa que até hoje não foi esclarecida.

Entretanto, apesar do que a série relata, o relacionamento entre os dois não era tão feliz quanto parecia e, além disso, ela não gostava dele da mesma forma que ele gostava dela.

Como Elisabeth morreu

As informações são escassas nesses casos, mas existem relatos históricos que dizem que Elisabeth não conseguiu nunca ser feliz ao lado do marido.

Os dois, entretanto, continuaram casados e ela viveu uma vida considerada longa para a época, alcançando os 60 anos, quando foi assassinada.

Enquanto caminhava para pegar uma balsa, a imperatriz foi morta pelo anarquista italiano Luigi Lucheni, que a esfaqueou.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›