David Gulpilil, de Crocodilo Dundee, morre aos 68 anos

David Gulpilil, ator e dançarino indígena australiano, conhecido por suas atuações em filmes como Geração Roubada, Crocodilo Dundee, The Tracker e Walkabout, morreu aos 68 anos após uma batalha contra o câncer.

A morte de Gulpilil foi confirmada na segunda-feira (29) em um comunicado do primeiro-ministro da Austrália do Sul, Steven Marshall, compartilhado nas redes sociais (via Deadline).

“É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul o falecimento de um artista icônico e único que moldou a história do cinema australiano e da representação aborígine na tela – David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu (AM)”.

Gulpilil recebeu reconhecimento popular por suas atuações na comédia de sucesso Crocodilo Dundee (1986) e no drama Geração Roubada (2002) de Phillip Noyce, que rendeu ao ator o primeiro prêmio de melhor ator da Australian Academy of Cinema and Television Arts Awards.

Ele também foi conhecido pelo longa-metragem de 2002, The Tracker, no qual interpretou o personagem-título, e outras colaborações com o diretor Rolf de Heer no filme de 2006, Dez Canoas, filmado na língua aborígine, e O País de Charlie (2013).

Gulpilil ganhou o prêmio Un Certain Regard de melhor ator em Cannes, bem como um segundo prêmio AACTA por O País de Charlie, que foi uma espécie de retorno para o ator depois de passar um tempo na prisão por agressão.

O ator pioneiro também teve papéis coadjuvantes memoráveis ​​em A Proposta (2005), o épico romântico de Baz Luhrmann, Austrália (2008), e o sucesso australiano Satellite Boy (2012).

Nascido David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu em 1953 como membro do povo Yolnu, Gulpilil foi criado em um estilo de vida tradicional no norte da Austrália. Ele era conhecido como um dançarino tribal habilidoso e, em 1969.

O cineasta britânico Nicolas Roeg escalou o desconhecido de dezesseis anos para desempenhar um papel-chave em seu filme Walkabout de 1971, catapultando Gulpilil para a fama. Ele viria a estrelar filmes aclamados como Storm Boy (1976) e A Última Onda (1977).

Gulpilil mais recentemente se uniu novamente à diretora de Another Country, Molly Reynolds, em um documentário sobre a vida do ator, My Name Is Gulpilil. O filme indicado pela AACTA estreou no Adelaide Festival 2021.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›