Criadores de The Vampire Diaries admitem masculinidade tóxica em Damon

Damon Salvatore (Ian Somerhalder), irmão mais velho de Stefan Salvatore (Paul Wesley), foi um dos maiores vilões e depois ‘anti-heróis’ de The Vampire Diaries, série do canal The CW encerrada em março de 2017 após oito temporadas no ar.

Damon perseguiu o irmão nos primeiros episódios a fim de transformar sua vida em um inferno para se vingar porque ele o transformou em vampiro contra sua vontade.

Por isso, os criadores da série, Kevin Williamson e Julie Plec, revelaram que trabalharam durante um longo tempo para descobrir qual seria o tom adequado para o personagem, buscando inspiração em diversas coisas diferentes.

“É apenas aquela voz interior que é tão sarcástica, todas as coisas que você quer dizer em voz alta, mas não pode”, disse Williamson durante participação em recente entrevista.

Com isso, o resultado foi um Damon completamente arrogante, cheio de piadas e respostas prontas para todos os momentos mais bizarros possíveis e, principalmente, com um plano maligno para atormentar a vida do irmão que o deixaria completamente confuso, sempre pensando: “o que Damon quer?”.

A partir daí surgiu a piada que Julie Plec diz ser a sua preferida, quando os dois estão no topo de um telhado, e Stefan indaga Damon o que ele quer, ao que ele responde:

“Isso é para eu saber e você ponto, ponto, ponto.”

Plec chegou a comentar que os próprios atores também se perguntavam o que Damon queria nos primeiros episódios durante o momento em que passavam o texto.

“Nos primeiros três ou quatro episódios, sempre que alguém lia um roteiro, eles ficavam tipo: ‘Sim, mas qual é a direção de Damon? O que Damon quer?’ E nós pensamos: ‘Oh meu Deus, ele só quer ser um idiota’.”, contou ela com uma risada.

Damon (Ian Somerhalder) em The Vampire Diaries (Divulgação)
Damon (Ian Somerhalder) em The Vampire Diaries (Divulgação)

Fãs se apaixonam pelo personagem além do esperado

O que surpreendeu os autores foi que os fãs se apaixonaram por Damon à medida em que a primeira temporada da série foi avançando. A princípio, apesar de eles sentirem ódio pelas coisas cruéis que o bad boy fazia, eles foram simplesmente se afeiçoando cada vez mais a ele, o que acabou gerando certa controvérsia e indo pelo caminho oposto do esperado pelos showrunners.

“Não podíamos ter um vilão adorável.”, disse Kevin Williamson. “Isso é ótimo e é um personagem favorito dos fãs, mas não traz uma narrativa real e apostas reais.”

Foi então que Plec revelou que eles tiveram a ideia de fazer com que ele parecesse ainda mais cruel a fim de despertar a ira do público.

“Tínhamos esse vilão magnífico que não podia fazer nada de errado aos olhos do público e pensamos: ‘Vamos dar a ele algo realmente errado que é imperdoável para que possamos comprar mais um ano de Damon como o vilão e Stefan como o herói.'”

Por isso, fizeram Damon quebrar o pescoço de Jeremy (Steven R. McQueen) logo no final do primeiro episódio da segunda temporada, porém, o tiro saiu pela culatra e a resposta dos fãs foi ainda mais favorável a Damon.

“Eles [estavam]: ‘Pobre Damon, pobre Damon, ele é tão incompreendido! Ele ama tanto Elena,’”, lembrou Plec.

“Ficamos horrorizados. Ficamos tipo, ‘O que fizemos? Basicamente, criamos acidentalmente o casal pôster da masculinidade tóxica’. As mulheres o amavam e não conseguíamos entender nada. Aquele foi um momento.”, contou ela.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›