Corto Maltese: Conheça a história da ilha de O Esquadrão Suicida

A seguir você confere algumas curiosidades sobre Corto Maltese, o país apresentado em O Esquadrão Suicida de James Gunn.

Corto Maltese é uma nação sul-americana dilacerada pela guerra que existe na DC Comics

Criado pelo escritor de quadrinhos e artista Frank Miller, Corto Maltese fez sua primeira aparição em uma edição da DC Comics em 1986, quando a icônica história em quadrinhos de Miller, Batman: The Dark Knight Returns, foi lançada.

A pequena nação insular, que pode ser encontrada perto da costa da versão da Terra-31 da América do Sul, inicialmente tem um breve papel na história como um aliado dos Estados Unidos que está passando por uma revolução envolvendo um levante rebelde contra seu próprio governo.

Como a União Soviética apóia esta guerra civil na história da era da Guerra Fria, o presidente (claramente inspirado em Ronald Reagan) envia Superman para ajudar a lidar com a situação.

Na quarta e última edição de Batman: The Dark Knight Returns (com o subtítulo The Dark Knight Falls), a URSS é alertada da presença de Superman em Corto Maltese e, em retaliação, eles lançam uma ogiva nuclear apelidada de Coldbringer devido a ser projetado para erradicar todos os dispositivos eletrônicos e meios de comunicação, bem como bloquear o sol com grandes massas de poeira e detritos.

Sem acesso claro aos raios solares, Superman perde temporariamente seus poderes e quase morre, uma das muitas cenas famosas dos quadrinhos que Batman vs. Superman: A Origem da Justiça homenageou.

Por um tempo, dar a Frank Miller um motivo para dificultar o Superman foi essencialmente o objetivo principal de Corto Maltese, antes que ele lentamente começasse a receber um papel mais proeminente nos quadrinhos.

Corto Maltese tornou-se câninoca na DC Comics em 1990

Como mencionado, o cenário de Batman: The Dark Knight Returns está na Terra-31 do Multiverso DC, o que significa que a nação de Corto Maltese nunca existiu originalmente na continuidade principal da Terra-1 da DC Comics.

Isso foi, no entanto, até maio de 1990, quando o país fez uma aparição na edição #4 da série limitada de oito partes, Time Masters.

Apenas quatro anos depois, Corto Maltese apareceu na edição #31 de Batman: Legends of the Dark Knight, e no um pouco em Superman: Under a Yellow Sun, que foi lançado no mesmo ano. Muitos anos depois, a nação teve um papel recorrente em The Flash Vol. 5 em 2017, durante a era Rebirth da DC Comics, e foi mais recentemente apresentado no título Robin liderado por Damian Wayne em uma edição lançada em 27 de julho de 2021. Isso é mais ou menos no que diz respeito à história impressa de Corto Maltese, mas é indiscutível tem uma vida mais destacada em outras formas de mídia.

Corto Maltese já apareceu em filmes e programas de TV em DC

No momento, O Esquadrão Suicida detém o recorde de ser a única adaptação da DC Comics que dá a Corto Maltese mais tempo na tela, considerando que a maior parte do filme realmente se passa na ilha.

No entanto, o filme de James Gunn não marca a primeira vez que foi mencionado em qualquer filme de super-herói. Na verdade, seria Batman de Tim Burton de 1989, apenas três anos depois de Batman: The Dark Knight Returns apresentar o país pela primeira vez e um ano antes de se tornar o cânone da Terra-1 nos quadrinhos.

Em 2007, Corto Maltese foi mencionado em um episódio de uma história em quadrinhos animada da web chamado Smallville Legends (baseada no programa de TV de mesmo nome do Superman) chamado Justice & Doom, Part I.

As origens do país como criação de Frank Miller foram revisitadas em 2013 com o lançamento da segunda parte de Batman: The Dark Knight Returns, considerado um dos melhores filmes de animação DC.

Também temos a confirmação de que Corto Maltese existe no Arrowverse porque também apareceu em alguns episódios de Arrow e em algumas edições de quadrinhos diretamente derivadas da longa série da The CW.

Corto Maltese compartilha seu nome com um personagem de quadrinhos de aventura não pertencente à DC

Porém, em todos os anos em que a ilha de Corto Maltese existiu nos quadrinhos e em todas as mídias relacionadas à DC em que apareceu, a DC nunca se deparou com qualquer processo de direitos autorais por usar isto. A razão disso é porque o nome “Corto Maltese” não é um nome original para a ficção, nem mesmo exclusivo para o meio de quadrinhos.

Criado pelo escritor e ilustrador italiano Hugo Pratt, o personagem Corto Maltese foi apresentado em julho de 1967 em uma série de aventuras ambientada no início do século 20 chamada Ballad of the Salt Sea. O

heróico marinheiro, cujo nome traduz do andaluz para significar “mãos rápidas”, iria liderar vários outros seriados e romances e, eventualmente, ser adaptado para alguns filmes de animação em francês. Supõem-se que quando Frank Miller deu à ilha o mesmo nome como uma homenagem ao trabalho de Pratt, ele nunca esperou que se tornasse tão usado.

O envolvimento de Corto Maltese em O Esquadrão Suicida deve levar a ainda mais aparições em mais filmes da DC, mais programas de TV da DC ou mais edições da DC Comics.

Fonte: Cinema Blend

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›