Conheça quais são as lições que O Gambito da Rainha pode te ensinar

O Gambito da Rainha (Divulgação / Netflix)
O Gambito da Rainha (Divulgação / Netflix)

A minissérie O Gambito da Rainha foi lançada no mês de outubro na Netflix e já se tornou uma das mais vistas da plataforma.

Como a maioria das grandes séries, ela traz em seu enredo um conjunto de reflexões psicológicas que atraem o público e acabam se tornando a razão do sucesso da história.

Abaixo listamos algumas lições que podem ser aprendidas com a trama.

1. O maior inimigo que temos pode ser nós mesmos

São frequentes as situações e momentos em que nos tornamos nossos piores oponentes, principalmente quando decidimos apostar mais nas nossas debilidades que nas nossas fortalezas.

Na série, a protagonista Beth precisa enfrentar principalmente a dificuldade emocional para lidar com seus problemas pessoais. Ela acaba sendo responsável pela maior parte dos aspectos mais negativos de sua própria vida.

2. Podemos ser resilientes

Apesar da dificuldade em administrar suas questões emocionais, Beth Harmon conseguiu enfrentar a morte de sua mãe biológica e da sua mãe adotiva, além de lidar com seu vício em drogas.

Ainda assim, com todas as dificuldades, a personagem consegue chegar ao primeiro lugar do mundo no xadrez e se torna campeã mundial.

3. Amigos são importantes

Sem o apoio de pessoas que possam nos dar forças, muitos dos nossos sonhos e objetivos são praticamente impossíveis. A protagonista percebe isso quando se tornou amiga de outros jogadores que, posteriormente, a ajudaram a alcançar seus sonhos.

4. Necessitamos ter mentores

Beth expressou seu interesse pelo jogo aos nove anos de idade no orfanato a um empregado do local. Se ele não tivesse dado atenção à menina, ela não teria chegado onde chegou.

Foi através da mentoria dele que o talento da garota foi descoberto e o seu sucesso começou.

Não só precisamos de mentores como também devemos estar prontos a ajudar a quem precisa.

5. Ser genial não basta; é preciso trabalhar muito

Mesmo sendo bastante talentosa para o xadrez, Beth não alcançou seu sucesso por acaso. É importante se dedicar e praticar aquilo que queremos fazer bem. Com isso, ela exercitou a paciência e a disciplina, caso contrário, teria sido impossível alcançar o sucesso.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›