Conheça a origem das máscaras mais assustadoras do terror

Muitas delas foram obra do puro acaso

Muitas vezes mais do que uma aparência aterrorizante, uma identidade oculta pode colocar medo de uma maneira que nada mais é capaz. Cientes disso, muitas das maiores franquias de terror da atualidade usam e abusam de máscaras assustadoras para impressionar os espectadores e criar mais uma fantasia para vender no dia das bruxas.

Conheça a história de origem de algumas das máscaras mais icônicas do gênero a seguir.

Ghostface (Pânico)

Ghostface em Pânico 6
Ghostface em Pânico 6 (Divulgação/ Paramount Pictures)

O que hoje se popularizou como uma das máscaras mais facilmente reconhecíveis do gênero, a aparência do Ghostface foi descoberta por acaso.

Depois de dezenas de tentativas de criação e design de máscaras diferentes, um dos produtores do filme encontrou a dita cuja em uma loja de fantasias, e entrou em contato com a Fun World, criadora do produto, para adquirir os direitos de imagem dela.

Jason (Sexta-Feira 13)

Jason em Sexta-Feira 13 (Reprodução)
Jason em Sexta-Feira 13 (Reprodução)

Embora seja considerada a marca registrada do antagonista de Sexta-Feira 13, a icônica máscara de hóquei só foi usada pela primeira vez no terceiro filme da série.

Martin Jay Sadoff, supervisor de efeitos especiais do filme, era um grande fã do esporte, e usou a máscara apenas provisoriamente para os testes de iluminação no set. No fim das contas, o diretor Steve Miner gostou tanto dela que só aumentou o buraco para os olhos e adotou o item.

Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica)

Cena de O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface (Reprodução / Netflix)
Cena de O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface (Reprodução / Netflix)

Insiprada no serial killer Ed Gein, a máscara de Leatherface, feita da pele de suas vítimas, foi criada para esconder as feições do assassino, e no original ele usava três máscaras diferentes no decorrer do filme, para representar suas mudanças de humor.

Com as versões mais modernas, a ideia foi descartada e a aparência da máscara, apesar de continuar sendo de pele, não tem mais uma marca registrada.

Michael Myers (Halloween)

Jamie Lee Curtis como Laurie Strode e Brad Loree como Michael Myers em Halloween: Ressurreição (Divulgação)
Jamie Lee Curtis como Laurie Strode e Brad Loree como Michael Myers em Halloween: Ressurreição (Divulgação)

No roteiro original, a máscara de Michael não era detalhadamente descrita, dando margem para a produção ser criativa.

Depois de tentar filmar com uma máscara de palhaço assim como na versão criança do serial killer, a produção encontrou uma máscara do ator William Shatner, de Star Trek, aumentou o buraco dos olhos e a repintou.

Máscara de Porco (Jogos Mortais)

Cena de Spiral: O Legado de Jogos Mortais (Reprodução)
Cena de Spiral: O Legado de Jogos Mortais (Reprodução)

Mais famosa por sua bizarrice do que por uma história interessante por trás, o porco representa o ano do horóscopo chinês em que Jigsaw começou a matar suas vítimas.

A ideia inicial dos criadores Leigh Whannell e James Wan era a de usar uma cabeça de porco de verdade, mas a logística provou que era muito mais fácil optar por uma de látex mesmo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›