Christopher Nolan relembra filme biográfico que foi descartado

Antes de Oppenheimer, Nolan estava trabalhando em outro filme de uma figura histórica norte-americana

Christopher Nolan relembrou da vez que “perdeu” um filme para Martin Scorsese. O filme em questão era uma cinebiografia sobre o aviador Howard Hughes.

Em uma entrevista para o The New York Times, Nolan contou que estava escrevendo o roteiro de seu filme, mas foi ofuscado por O Aviador, lançado em 2004 e estrelado por Leonardo DiCaprio e Cate Blanchett.

“Escrevi o roteiro [de Oppenheimer] relativamente rápido, mas já havia trabalhado muito antes. Muitos anos atrás, eu escrevi um roteiro sobre a vida de Howard Hughes que nunca foi feito porque o escrevi da maneira certa enquanto Scorsese estava fazendo seu próprio filme”.

Contudo, Nolan confessou que ficou satisfeito com o roteiro, e mesmo com o filme descartado ele aprendeu como escrever um filme biográfico, o que o ajudou em Oppenheimer.

“Mas eu decifrei o roteiro para minha satisfação, e isso me deu muitos insights sobre como destilar a vida de uma pessoa e como ver a vida de uma pessoa de uma forma temática, de modo que o filme seja mais do que a soma de suas partes. Então, de certa forma, o roteiro, sim, levou alguns meses, mas foi realmente o ponto culminante de 20 anos de pensamento”, disse o diretor.

Nolan acrescentou: “Enquanto faço entrevistas e o filme está saindo, sempre me perguntam: ‘você sabe o que fará a seguir?’ E a resposta é sempre a mesma. Para mim, faço uma coisa de cada vez e coloco tudo nisso obsessivamente, e o filme não está terminado. Bem, do jeito que eu gosto de dizer, o público termina o filme”.

Leonardo DiCaprio em O Aviador (Reprodução)
Leonardo DiCaprio em O Aviador (Reprodução)

Nolan tem intenção de revisitar filme de Howard Hughes?

Em uma entrevista anterior para o The Daily Beast, Christopher Nolan revelou que queria Jim Carrey no papel de Howard Hughes em seu filme biográfico. Quando questionado se revisitaria o filme um dia, ele respondeu:

Acho que é o melhor roteiro que já escrevi e tive uma experiência maravilhosa ao escrevê-lo. Sim, foi uma experiência frustrante que o outro filme começou. Vou revisitá-lo? Eu não faço ideia. Eu realmente não penso no que vou fazer a seguir até terminar completamente, e nas próximas semanas ainda estou pensando em Interestelar. Eu não necessariamente descartaria isso, mas escrevi há muito tempo”.

Oppenheimer está em exibição nos cinemas. O longa metragem conta história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), um dos físico presentes no Projeto Manhattan e conhecido como o pai da bomba atômica.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›