Christopher Nolan não queria gravar um dos seus maiores sucessos

Trilogia estrelada por Christian Bale teria um destino bem diferente

A trilogia do Batman estrelada por Christian Bale e dirigida por Christopher Nolan se tornou uma das franquias mais conhecidas do Homem-Morcego. Porém, o rumo da história poderia ter sido be diferente se os planos originais de Nolan fossem seguidos.

O diretor inicialmente não gravaria Batman: O Cavaleiro das Trevas, o segundo filme da trilogia, inclusive, o final de Batman Begins seria um apenas uma provocação e nada mais.

Christopher Nolan nos bastidores de Dunkirk (Reprodução)
Christopher Nolan nos bastidores de Dunkirk (Reprodução)

Porém, o sucesso de Batman Begins persuadiu a Warner Bros. que se interessou em transformar a história numa franquia. E, embora O Cavaleiro das Trevas tenha se provado o melhor filme da trilogia, Nolan estava relutante em gravar o filme.

A revelação foi feita num livro de Ian Nathan (Christopher Nolan: The Iconic Filmmaker and His Work), que explora a carreira do cineasta. Para Nathan, o diretor americano afirmou que gostaria de se afastar da franquia Batman após o primeiro filme.

‘Queríamos sugerir possibilidades de como a história continuaria, não porque iríamos fazer uma sequência’, Nolan afirmou para Nathan.

Christian Bale como Bruce Wayne / Batman na trilogia Cavaleiro das Trevas (Reprodução / DC)
Christian Bale como Bruce Wayne / Batman na trilogia Cavaleiro das Trevas (Reprodução / DC)

O escritor ainda adicionou ao seu livro uma explicação para a decisão de Nolan, que buscaria novos projetos após Batman Begins.

“Christopher Nolan não tinha intenção de manter uma franquia; ele havia feito sua parte de super-herói, trazendo Batman de volta […], e queria se afastar para buscar um material mais pessoal e original. Isso foi apenas uma provocação, ou na melhor das hipóteses uma oferta de partida para o estúdio” Ian Nathan descreve em seu livro ainda não publicado, num trecho divulgado pela Slash Film.

Embora seja compreensível que Nolan quisesse deixar os filmes do Homem-Morcego para trás, o seu engajamento na trilogia era essencial para o sucesso das sequências. Isso porque Batman Begins deu início a uma história contada sob a visão de Nolan.

Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)
Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)

Como o próprio Nolan já havia dito antes, ele gostaria explorar “as histórias de origem do personagem”, que nunca haviam sido contadas no cinema, usando a humanidade e o realismo como base do filme.

Por isso uma troca de diretores e, consequentemente, da visão que guiava a trilogia, significaria um possível fracasso dos novos filmes, uma vez que as sequencias chegariam aos cinemas com uma proposta bem diferente da história original.

A trilogia de Batman Begins está disponível no HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›