Chefão da Marvel explica ‘branqueamento’ em Doutor Estranho

Sabe-se muito bem que adaptações cinematográficas nem sempre são tão fiéis a seus originais, e os quadrinhos não fogem a regra, alguns cineastas tomam uma certa liberdade criativa na hora de adaptar personagens das HQs.

No entanto, nem sempre isso é uma boa ideia, prova disso é a polêmica que Doutor Estranho criou, ao alterar O Ancião, mentor de artes místicas de Stephen Strange, que nos quadrinho é um idoso asiático, para uma mulher branca, com a interpretação de Tilda Swinton.

Diante as péssimas reações a mudança, que foi vista pelos fãs das HQ como um branqueamento do personagem, ou seja, uma atitude racista, o presidente da Marvel, Kevin Feige resolveu esclarecer a decisão, que segundo ele foi uma equivocada tentativa de inovar.

“Achávamos que estávamos sendo muito inteligentes e inovadores. Não vamos fazer o clichê do homem asiático enrugado, velho e sábio. Mas foi um alerta para dizer: Bem, espere um minuto, há alguma outra maneira de alterar isso? Existe alguma outra maneira de não cair no clichê e escalar um ator asiático? E a resposta para isso é, claro, sim”, ele explicou.

A justificativa foi dada durante uma entrevista ao Men’s Health, onde Feige promovia um dos novos lançamentos da Marvel e primeiro filme do estúdio com um herói asiático como protagonista, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

O ancião dos quadrinhos de Doutor Estranho (Reprodução)

Na ocasião, ele admitiu que foi a Marvel falhou feio em sua tentativa de não estereotipar o personagem de Doutor Estranho.

“Isso é semelhante ao que o diretor de Doutor Estranho, Scott Derrickson, disse na época em que o filme estava sendo lançado, com o cineasta observando como ele originalmente considerou escalar uma mulher asiática para o papel de A Anciã, mas estava preocupado que o personagem então parecesse um hetero -up Senhora Dragão”, ele contou.

Levou cinco anos, mas enfim a Marvel reconheceu seu erro, como diz o ditado, antes tarde do que nunca.

Espera-se que depois da reação imediata e revoltada dos fãs com a equivocada tentativa de inovar do estúdio, Kevin Feige e o resto dos chefes da MCU tenham aprendido algo e passem a ter mais cuidado em alterações criativas nas adaptações dos personagens das HQ.

É importante destacar que a revolta contra A Anciã de nada tem a ver com a escolha e interpretação de Tilda Swinton, que desempenhou perfeitamente a mesma função que o idoso asiático dos quadrinhos, mas sim com a substituição de um asiático por uma pessoa branca.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›