Xolo Maridueña exalta Besouro Azul e alfineta representação latina de Hollywood: “narcotraficantes”

Xolo Maridueña afirmou que o filme Besouro Azul muda a forma como latinos são representados em filmes e séries

Xolo Maridueña foi escolhido para interpretar Jamie Reyes no filme do Besouro Azul, o primeiro filme da DC protagonizado por um ator latino, e deu uma boa alfinetada em como os latinos são estereotipados por Hollywood.

“Toda a equipe foi acolhedora e colocou confiança em mim durante as filmagens. Besouro Azul não é feito para que eu me torne o novo galã ou uma super estrela, mas sim para mostrar ao público: ‘Ei gente, histórias sobre latinos não precisam ser apenas sobre narcotraficantes, membros de gangues, ou cruzar a fronteira tá?'”.

O ator ainda disse ao  The Hollywood Reporter que interpretar alguém como um herói ajude a melhorar a má imagem criada. “Dá pra ser retratado de forma positiva. Isso vindo de um super-herói, talvez seja a forma mais positiva de dizer isso nessa indústria”.

Quebrando barreiras

Em uma outra entrevista para o THR, o ator explicou como a representação da vida latina pode quebrar barreiras e que o filme Besouro Azul pode falar com aqueles que nunca foram ouvidos antes.

“Não sei o quanto posso falar, mas o que posso falar é o fato de que o que realmente vai brilhar neste filme é que a experiência latina não é um monólito. Não é uma história de tamanho único. Se você fala zero espanhol ou é fluente, você não é mais latino do que qualquer outra pessoa. A realidade é que você pode vir de qualquer origem e no final do dia você diz: ‘Vamos todos se unir para esta missão ou seja lá o que for. A união familiar é o que nos torna latinos e o fato de que vamos cavalgar um pelo outro, é isso que nos torna latinos, não essa língua’. Não me entenda mal, vai ter espanhol no filme. Nós vamos falar espanhol; vai ser como se sentir em casa, mas o espanhol não é a única razão para isso”.

Jaime Reyes / Besouro Azul (Xolo Maridueña) em Besouro Azul (Reprodução)

Besouro Azul segue a história de um jovem que encontra um escaravelho que lhe dá uma armadura de alta tecnologia e passa a viver uma de herói. O filme estreia no dia 18 de agosto de 2023.

Investindo em representatividade

Desde que o MCU e o DCEU começaram, os filmes eram predominantemente estrelados por atores brancos, com personagens mulheres e de outras etnias deixados em segundo plano.

Em 2017, a DC lançou Mulher-Maravilha, primeiro filme do DCEU protagonizado por uma mulher, Gal Gadot. Em 2019, a Marvel fez o mesmo com Capitã Marvel, estrelado por Brie Larson.

A Marvel continuou a aumentar a diversidade em seus filmes e em 2018 foi lançado Pantera Negra, primeiro filme do estúdio protagonizado por um ator negro, com Chadwick Boseman, e foi um estrondoso sucesso.

Através de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, lançado em 2021, a Marvel trouxe seu primeiro protagonista chinês para o MCU através do ator Simu Liu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›