Bacurau chega ao catálogo do Globoplay neste sábado (29)

O Globoplay é o próximo pouso de Bacurau em sua rota migratória de enorme sucesso. O filme que sacudiu as salas de cinema do Brasil e encantou a crítica mundo afora estará disponível a partir deste sábado (29) na plataforma.

Lançado em 2019, o longa de Kleber Mendonça Filho fez muito sucesso entre a crítica e os espectadores. O thriller nacional conquistou prêmios no Festival de Cannes, Festival de Lima, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio ABC de Cinematografia e Melhor Filme Estrangeiro pelo New York Film Critics Awards.

Além disso, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, também inseriu Bacurau na lista dos melhores filmes que ele ao assistiu longo do ano de 2020.

“Como todo mundo, nós ficamos presos em casa muitas vezes neste ano e, com o streaming misturando ainda mais os limites entre os filmes do cinema e os filmes de televisão, eu ampliei a lista para incluir narrativas visuais de que gostei este ano, independentemente do formato”.

Bacurau

Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade onde vivem não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros começam à chegar na cidade.

Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomás Aquino), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Repercussão

No Metacritic, o filme conta com uma pontuação média ponderada de 82 em 100, com base em 25 avaliações críticas, indicando “aclamação universal”. Já no agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme detém 93% de aprovação baseado em 161 reviews, com uma classificação média de 7.76/10.

O consenso crítico do site diz: “Formalmente empolgante e narrativamente ousado, Bacurau se baseia nas preocupações sociopolíticas brasileiras modernas para apresentar um drama contundente e que mistura o gênero”.

Confira as principais críticas: 

Peter Bradshaw, The Guardian – “É uma produção cinematográfica totalmente distinta, executada com clareza e força implacáveis”.

Peter Debruge, Variety – “Um thriller visualmente impressionante, mas de ritmo irregular, que parece mais ser analisado do que apreciado, e para o qual as notas de rodapé podem ter feito mais bem do que as legendas.”

David Ehrlich, indieWire – “Embora bonito no estilo e admirável na ambição, este extenso neo-western nunca chega como um todo satisfatório. Uma mistura impressionantemente rica, mas talvez um pouco rica demais, por vezes exageradamente recheada e mal cozida em alguns lugares.”

David Sexton, London Standard – “Bacurau está tão determinado a apresentar seu argumento político que não é totalmente coerente como drama, e os americanos são grosseiramente caricaturados. Mas é uma grande alucinação.”

Manohla Dargis, New York Times – “Parte do que é empolgante é como os cineastas organizam o gênero a serviço de suas idéias, usando a forma de filme para desviar, provocar e surpreender.”

Steve Pond, TheWrap – “Bacurau é perturbador, um sonho febril sobre um período confuso no Brasil. E, ocasionalmente, é muito divertido também.”

Christy Lemire, FilmWeek (NPR Los Angeles) – “Você nunca sabe para onde esse filme está indo. É como um sonho por um longo tempo e então se torna incrivelmente violento. Você está rindo em momentos que talvez não devesse. É muito vívido, muito estranho e diferente de qualquer outra coisa.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›