Atriz de Viúva Negra pede US$ 100 milhões em compensação à Disney

Mais detalhes sobre a batalha judicial entre Scarlett Johansson e Disney vêm à tona, segundo o site Screen Rant.

A atriz abriu o processo contra a Walt Disney Company há algumas semanas, baseada no fato de ter se sentido lesada financeiramente e interpretar o lançamento simultâneo de Viúva Negra nos cinemas e na plataforma de streaming Disney+ como uma violação em seu contrato, que lhe garantia uma percentagem dos lucros nas bilheterias.

Johansson alega que a mudança no formato do lançamento do filme afetaria seus ganhos, acarretando em uma perda de milhões de dólares.

Ela continua, informando que não há nenhuma informação no contrato de que algum pagamento seria feito a ela baseado no lançamento digital. Segundo ela, a disponibilidade do filme em uma plataforma digital impactaria na venda de ingressos, sobre os quais a atriz já havia negociado lucro.

Após declarações de que a atriz estaria sendo insensível em relação às circunstâncias especiais dadas pela pandemia de Covid-19, e Scarlett rebatendo acusando os executivos da Disney de misoginia, em agosto, a companhia tentou uma negociação a portas fechadas para encerrar a briga.

De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, a protagonista de Viúva Negra tentou negociar uma forma de compensação pelas alegadas perdas financeiras, e solicitou a singela quantia de 100 milhões de dólares (aproximadamente meio milhão de reais): tal valor seria baseado no cálculo hipotético de uma bilheteria total de US$ 1.2 bilhões.

Bob Chapek, CEO da Disney, refuta as alegações da atriz e justifica a escolha do lançamento simultâneo, dizendo que a decisão foi baseada em discussões com Bob Iger (presidente executivo da companhia) e o resto da equipe e que ele julgava que era a melhor maneira de garantir a maior quantidade de público que seria possível.

“Isso precisa ser contratualizado”

Algumas celebridades se pronunciaram a respeito do assunto, dentre elas o colega de elenco, Doutor Estranho no Universo Cinematográfico da Marvel, Benedict Cumberbatch, em entrevista ao The Hollywood Reporter. O ator comenta a dificuldade do ocorrido:

“É triste o que está acontecendo entre os advogados. Todo o palavreado e as acusações de: ‘Coloque num contexto de uma pandemia global.’ A coisa toda é uma grande bagunça. Nós estamos tentando entender quais os lucros de streaming devem vir para os artistas que contribuem para um negócio de bilhões de dólares que é a Disney. E isso precisa ser contratualizado. Como a compensação de um artista normal é compensado com os bônus de bilheteria, como isso funciona? [..} Ninguém previa isso acontecer, […] é um território bem novo.”

Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho (Divulgação / Marvel)
Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho (Divulgação / Marvel)

A empresa rejeitou o pedido, o que levou Johansson a seguir em frente com o processo e decidir por levá-lo aos tribunais. O processo permanece em andamento.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›