Ator de Harry Potter defende J.K. Rowling em polêmica transfóbica

Ralph Fiennes falou sobre os ataques e abusos que a autora de Harry Potter vem recebendo por suas opiniões polêmicas

Nos últimos anos, J. K. Rowling, a autora de Harry Potter, se envolveu em polêmicas devido ao seu posicionamento em relação a mulheres trans. Enquanto alguns atores dos filmes Harry Potter foram contra ela, outros procuraram defendê-la de alguma forma.

Em uma entrevista para New York Times, Ralph Fiennes, que interpretou Lord Voldemort na franquia de filmes Harry Potter, defendeu Rowling, chamou os abusos e ameaças que ela recebeu nas redes sociais de repugnantes e horríveis.

“J. K. Rowling escreveu ótimos livros sobre empoderamento, sobre crianças pequenas se descobrindo como seres humanos. É sobre como você se torna um ser humano melhor, mais forte e mais moralmente centrado. O abuso verbal dirigido a ela é nojento, é terrível”.

“Quero dizer, eu posso entender um ponto de vista que pode ficar bravo com o que ela diz sobre as mulheres. Mas não é uma fascista obscena de extrema-direita. É apenas uma mulher dizendo: ‘Sou mulher e sinto que sou mulher e quero poder dizer que sou mulher’. Mesmo que eu não seja uma mulher.”

Ele também comentou sobre a cultura do cancelamento: “A raiva justa é justa, mas muitas vezes se torna meio burra porque não consegue passar pelas áreas cinzentas. Não tem nuances.”

Outro ator já ficou do lado de J. K. Rowling

Jason Isaacs como Lucius Malfoy em Harry Potter
Jason Isaacs como Lucius Malfoy em Harry Potter (Reprodução)

Em janeiro deste ano, em uma entrevista para o Telegraph, Jason Isaacs, que interpretou Lucius Malfoy admitiu que suas opiniões diferem muito das de Rowling, mas é complicado julgá-la.

“Há um monte de coisas sobre Jo. Você sabe, eu interpreto pessoas complicadas, estou interessado em pessoas complicadas. Eu não quero me envolver em questões trans, falando sobre elas, porque é um campo minado extraordinário. Ela tem as opiniões dela, eu tenho as minhas. Elas diferem em muitas áreas diferentes”.

“Mas uma das coisas que as pessoas deveriam saber sobre ela também – não como um contra-argumento – é que ela derramou uma enorme quantidade de sua fortuna para tornar o mundo um lugar muito melhor, para centenas de milhares de crianças vulneráveis, por meio de sua instituição de caridade Lumos”.

“E isso é inequivocamente bom. Muitos de nós, atores de Harry Potter, trabalhamos para isso e vimos na prática o trabalho que eles fazem. Então, por tudo o que ela disse algumas coisas muito controversas, eu não ia pular para esfaqueá-la pela frente – ou pelas costas – sem uma conversa com ela, o que ainda não consegui”.

J. K. Rowling foi submetida a inúmeras ameaças de morte e ofensas depois de falar sobre assuntos como direitos das mulheres e liberdade de expressão. Ela foi acusada de ser “anti-trans”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›