Astro de Pose, Billy Porter explica por que escondeu ser HIV positivo

Billy Porter, que interpreta Pray Tell na série Pose, quebrou um silêncio de 14 anos sobre o seu diagnóstico positivo para HIV.

O ator se abriu em entrevista ao The Hollywood Reporter  sobre a vergonha que fez ele esconder sua condição de seus colegas de elenco e até mesmo de sua mãe.

Em sua entrevista para o THR, o ator falou que decidiu se abrir por se sentir responsável em passar a mensagem de que a verdade é a cura. Porter diz que não tinha falado anteriormente porque ele também tinha medo da marginalização das pessoas que tem HIV.

Além disso, ele falou que seu personagem na série Pose o preparou para este momento: “Consegui dizer tudo o que queria por meio de um substituto”, afirmou.

Porter foi diagnosticado em 2077 e agora decidiu que não existe mais tempo para cultivar o estigma, “vamos acabar com isso. Está na hora”, declarou.

“Eu sou da geração que deveria saber melhor, e aconteceu de qualquer maneira. A vergonha daquela época se agravou com a vergonha que já havia se acumulado na minha vida e me silenciava, e vivi com essa vergonha em silêncio por 14 anos. HIV-positivo, de onde venho, crescendo na igreja pentecostal com uma família muito religiosa, é o castigo de Deus. “

Carreira

Billy Porter em Pose (Divulgação)

Além de ser um representante da comunidade LGBTQI+ Billy Porter é um ícone fashion. O ator, cantor e produtor fez seu nome na Broadway, chegando a ganhar um prêmio Tony por seu papel no musical Kinky Boots em 2013.

Ele ganhou um Emmy em 2019 por interpretar Pray Tell em Pose. O seu personagem na série é um mestre de cerimônias em um salão de baile de Nova York dos anos 1980. Ele recebeu indicações ao Globo de Ouro de melhor ator de drama de TV em 2019 e 2020.

Além de atuar em Pose, hoje ele está dirige a nova produção da Huntington Theatre Company de The Coloured Museum. O espetáculo é uma adaptação do clássico de George C. Wolfe, uma sátira provocante da diáspora afro-americana.

Sobre o HIV

HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana – a imunodeficiência é o enfraquecimento do sistema imunológico. Se esta condição não for tratada, pode levar o portador do HIV à desenvolver a Aids, nome dado a um grupo de doenças causadas pelo vírus.

Hoje em dia existem tratamentos medicamentosos muito eficazes que permitem à maioria das pessoas com o vírus viver uma vida normal.

Anteriormente chamado de “cancêr gay”, hoje em dia já é sabido que qualquer grupo social pode contrair o vírus. Sendo assim, o melhor método de prevenção é usar preservativo e manter os seus exames em dia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›