Astro de Hollywood detona J.K. Rowling

Ator resgatou o assunto e afirmou que declarações da autora não podem ser esquecidas

As falas e posicionamentos transfóbicos de J.K. Rowling, a autora da saga Harry Potter, voltaram aos holofotes outra vez. Agora, foi a vez do astro dos filmes, Daniel Radcliffe, resgatar o escândalo preconceituoso da escritora, para manifestar seu apoio e defender os fãs LGBTQIA+.

Numa entrevista com o IndieWire, Radcliffe enfatizou que é preciso relembrar os posicionamentos transfóbicos de Rowling e repudia-los novamente. Em 2020, a escritora chocou fãs da franquia ao afirmar que “Mulheres trans não são mulheres”.

Daniel Radcliffe (Divulgação)

Durante o bate-papo, o astro de Harry Potter chamou a atenção para os milhares de fãs dos filmes que são transsexuais e que se identificaram com a história. Para o artista, esses fãs não podiam ficar desamparados.

Eu precisava dizer algo quando o fiz, porque, particularmente, desde que terminamos Harry Potter, eu encontrei tantas crianças e jovens queer e trans que tiveram uma imensa identificação com Potter naquele momento”

Na época, o astro repudiou veementemente as falas da autora e, agora, explicou porque uma fala contra os comentários preconceituosos é importante, relembrando as palavras de Rowling “machucaram” muitas pessoas naquele dia.

“Quando vi como [aquelas] se machucaram naquele dia, queria que soubessem que nem todo mundo da franquia pensava da mesma maneira – e isso foi muito importante”, afirmou o artista.

Recentemente, intérprete de Potter publicou uma carta no site The Trevor Project, uma ONG que tenta prevenir o suicido entre jovens LGBTQIA+, reiterando que “é importante ir contra as falas da escritora”.

Daniel Radcliffe como Harry Potter nos filme de Harry Potter (Divulgação / Warner Bros.)

Num trecho de sua carta aberta, Daniel dirige sua palavra para “todas as pessoas que sentem a sua experiência nos livros [Harry Potter] manchada ou diminuída”, afirmando que lamentou profundamente os males causados pelas falas de Rowling.

Para o IndieWire, Radcliffe refletiu sobre o fato de ter trabalhado com o projeto e sua ‘obrigação moral’ em rebater as falas da autora e ter um posicionamento a respeito do tema.

“Foi muito importante ter trabalhado com o Trevor Project por mais de dez anos. Eu não teria como me olhar no espelho se não tivesse dito nada. Mas, não cabe a mim adivinhar o que está na cabeça de uma pessoa”, concluiu.

J.K. Rowling, até o momento não comentou as falas de Daniel Radcliffe, ficando em silencio, assim como fez em quase todas as ocasiões em que viu seu nome ser associados as suas falas transfóbicas.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›