As Linhas Tortas de Deus é baseado em fatos reais?

Filme é um dos sucessos da Netflix atualmente

As Linhas Tortas de Deus é uma produção espanhola que conquistou o sucesso na Netflix graças ao seu enredo sombrio, cheio de reviravoltas e com final surpreendente.

Apesar de muitas pessoas comentarem nas redes sociais que acharam difícil compreender o filme, muitos também querem saber se ele é baseado em uma história real.

A resposta não é tão simples assim

A princípio, é preciso deixar claro que, apesar de parecer real, o filme conta uma história completamente fictícia, baseada no livro Los Renglones Torcidos de Dios, lançado em 1979 por Torcuato Luca de Tena.

Entretanto, apesar de ser ficção, o autor fez uma profunda pesquisa em manicômios e hospitais psiquiátricos para poder escrever o livro.

As Linhas Tortas de Deus (Divulgação / Netflix)
As Linhas Tortas de Deus (Divulgação / Netflix)

Ele visitou um hospital psiquiátrico localizado em Conxo, na região de Santiago de Compostela, durante quase três semanas. Da mesma forma que o protagonista do livro, o autor também fez entrevistas a médicos, pacientes e visitantes.

Com isso, ele conseguiu o material que precisava para produzir o livro e narrar um pouco da vida dos pacientes com transtornos mentais nos hospitais psiquiátricos da Espanha.

Posteriormente, esse mesmo centro de saúde mental foi responsável por imperícia e abuso físico e emocional contra os pacientes internados no local.

Todo o escândalo veio à tona quando o psiquiatra Juan Antonio Vallejo-Nágera escreveu o prólogo do livro e colaborou com o autor.

Vale lembrar que o livro que inspirou As Linhas Tortas de Deus foi publicado no ano de 1979, quando as doenças mentais ainda eram tratadas de maneira bastante cruel, diferente da forma como são abordadas atualmente.

O preconceito e o fanatismo religioso ainda dominavam e os pacientes recebiam o tratamento mais cruel possível, como se estivessem endemoniados.

Bárbara Lennie como Alice Gould em As Linhas Tortas de Deus (Reprodução)
Bárbara Lennie como Alice Gould em As Linhas Tortas de Deus (Reprodução)

Sobre o autor

O escritor espanhol Torcuato Luca de Tena é um novelista espanhol e venceu o Prêmio Nacional de Literatura em 1955.

Ele também ganhou o Prêmio Planeta em 1961 quando escreveu La Mujer de Outro. Ele faleceu em 1999, quando tinha 76 anos de idade.

Para a adaptação do livro para as telas, a Netflix contratou Oriol Paulo, Lara Sendim e Guillem Clua. Esse último também é o showrunner da série Smiley, que ficou disponível na plataforma recentemente.

A sinopse do filme afirma:

Alegando sofrer de paranoia, uma detetive particular se interna em um hospital psiquiátrico. Lá, ela decide investigar os fatos que levaram à morte de um dos pacientes.

As Linhas Tortas de Deus está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›