Animação Ron Bugado levanta discussões sobre excesso de tecnologia

Na última quinta-feira (21/11), os cinemas brasileiros receberam a estreia da animação Ron Bugado, da 20th Century Studios. Algumas vozes famosas dublaram o desenho aqui no Brasil, como Sophia Abrahão e Marcelo Serrado.

O filme conta a história de um garoto com problemas para socializar que ganha um robô, chamado Ron, projetado para ser a solução dos seus problemas escolares. Contudo, Ron vem com alguns defeitos, que o faz ser muito mais que apenas um dispositivo digital.

Ron Bugado e a crítica sobre tecnologias em excesso no desenvolvimento infantil

Ron Bugado
Ron Bugado, animação da 20th Century Studios. (Reprodução)

Em entrevista ao CARAS Digital, Sophia e Marcelo deram suas opiniões pessoais sobre essa ideia de interação entre homem e máquina.

Para Sophia, a tecnologia é muito útil, porém pode atrapalhar mais do que ajudar o desenvolvimento social das pessoas.

“Eu acho que facilita muito a vida, se você souber usar. Assim como o celular, assim como esse dispositivo que a gente pede uma música e toca, que a gente pede uma informação e ele dá. Então, se a gente usar para o bem, são coisas muito válidas que a gente usa no dia a dia. O robô acaba virando amigo da pessoa e isso distancia a pessoa do mundo real, o jovem do mundo real, o que a gente está vendo muito hoje em dia.”

Já Marcelo foi categórico ao afirmar que não teria um robô como Ron e também não daria um desses aos filhos. Para ele, a interação que ele próprio tem com as crianças e as interações que elas têm entre si já é suficiente.

“Não sei se eu teria um B*Bot não, eu gosto das coisas reais. Agora os meus filhos, eu não sei se daria para eles. Eles já têm as brincadeiras deles em casa, um tem o outro. Todo dia eu brinco com eles, um jogo de tabuleiro, alguma coisa que seja ligado ao lúdico. Mas ao mesmo tempo, é difícil, porque eles querem ficar conectados também…”

O futuro é tecnológico

Apesar da resistência, Marcelo admite que não vê um futuro onde as máquinas não estejam cada vez mais presente e entende que, se usado para o bem, pode ser uma coisa muito boa.

“Imagina que daqui 10 anos, todos os carros vão ser elétricos. Você já viu um cachorro biônico, você vê um cara voando em cima de uma plataforma, em Dubai já tem aqueles policiais robôs. Então o mundo vai para isso, é inevitável. Daqui 100 anos, 50, 200 anos, o que não é muito longe, a gente vai ter um outro mundo, com essa realidade. O ser humano é capaz de atrocidades e também de coisas lindas, de poder trazer essa máquina, essa tecnologia para coisas boas, para ajudar as coisas do mundo.”

Ron Bugado é distribuído pela Disney e está disponível nos cinemas brasileiros.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›