A terrível história real de A Sociedade da Neve

O filme A Sociedade da Neve (Society of the Snow, no original), novo lançamento da Netflix, retrata a história real do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que sofreu um acidente e caiu na Cordilheira dos Andes em 1972.

Apenas 29 dos 45 passageiros sobrevivem à queda. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, eles recorrem a medidas extremas para continuar vivos.

O que aconteceu com o voo 571 da Força Aérea Uruguaia?

A Sociedade da Neve (Divulgação / Netflix)
A Sociedade da Neve (Divulgação / Netflix)

De acordo com o Collider, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia decolou em 13 de outubro de 1972 com 45 passageiros a bordo, incluindo membros do time de rugby Old Christians Club e seus amigos e familiares.

O destino era Santiago, no Chile, para um jogo amistoso. No entanto, a aeronave colidiu com a Cordilheira dos Andes e acabou caindo em uma área remota e inacessível.

Inicialmente, acredita-se que todos os passageiros haviam morrido no impacto, mas na verdade 29 sobreviventes conseguiram escapar das ferragens e permaneceram presos nas montanhas nevadas.

Eles lutaram para sobreviver em um ambiente extremamente hostil, enfrentando temperaturas congelantes, falta de comida e ferimentos dos destroços do avião.

Os sobreviventes conseguiram criar uma pequena comunidade para si mesmos, compartilhando a pouca comida que tinham como barras de chocolate, caramelos, ameixas secas e bolachas de sal, em meio a outras guloseimas de avião.

Aqueles que tinham algum conhecimento especializado cuidavam dos feridos e tentavam consertar partes do avião, como o rádio, que lhes permitisse ouvir notícias de sua queda e talvez até fazer algum contato com a civilização.

Com a fome aumentando, eles tiveram que recorrer a medidas extremas. Os sobreviventes, a maioria jovens por volta dos 20 anos, tiveram que recorrer a comer os corpos daqueles que haviam sido mortos pelo acidente.

Todos foram considerados mortos após 10 dias de busca. No entanto, após 72 dias, eles foram resgatados a apenas 16 deles haviam sobrevivido.

Há alguma diferença entre a ‘Sociedade da Neve’ e o que aconteceu na vida real?

Bastidores de A Sociedade da Neve (Divulgação / Netflix)
Bastidores de A Sociedade da Neve (Divulgação / Netflix)

O filme é considerado bastante fiel aos eventos reais que ocorreram com os sobreviventes do voo 571. No entanto, há algumas pequenas alterações na narrativa para torná-la mais dinâmica e cativante para o público.

Uma das principais mudanças é o encontro com os fazendeiros chilenos. No filme, três sobreviventes fazem uma escalada há épica pelas montanhas e acabam sendo encontrados por um grupo de fazendeiros chilenos.

Na realidade, os sobreviventes foram encontrados por dois jovens chilenos, que foram os primeiros a chegar até eles e alertar as autoridades sobre a situação.

No geral, os sobreviventes do desastre aéreo estão satisfeitos com a representação feita no filme. Muitos deles atuaram como consultores durante a produção e elogiaram o resultado final.

Nando Parrado, um dos sobreviventes resgatados, elogiou o filme, afirmando que ele capturou a essência do que eles passaram durante aqueles terríveis dias nas montanhas.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›