A lenda urbana do Bye Bye Man, explicada

Filme ocultou partes mais interessantes da história?

Embora seu filme de terror não tenha sido dos mais assustadores, o Bye Bye Man é uma entidade sinistra que é baseada em uma lenda urbana bem conhecida.

Não é um costume novo adaptar lendas populares assustadoras em filmes para a televisão e o cinema. Alguns dos exemplos mais famosos são Quando um Estranho Chama e Noite do Terror, que usam a história da “Babá e o Homem no Andar de Cima” e Candyman, que se inspira na lenda da Bloody Mary (que virou a Loira do Banheiro no Brasil).

Doug Jones como o Bye Bye Man em The Bye Bye Man (Reprodução)
Doug Jones como o Bye Bye Man em The Bye Bye Man (Reprodução)

The Bye Bye Man usou como inspiração o livro The President’s Vampire de Robert Damon Schneck, em que uma série de lendas urbanas são investigadas, entre elas a do personagem-título do filme, que envolve um vírus sobrenatural misterioso.

Quem foi o Bye Bye Man?

De acordo com a história do livro, como toda clássica lenda urbana, a pessoa que conta a história revela ter ouvido de um amigo (que provavelmente ouviu de outra pessoa).

O Bye Bye Man era um homem albino, nascido nos anos 1920. Segundo a lenda, ele foi rejeitado por seus pais por conta de sua aparência diferente e foi abandonado em um orfanato, onde ele sofreu brutalmente com bullying e preconceito.

Douglas Smith como Elliot e Doug Jones como o Bye Bye Man em The Bye Bye Man (Reprodução)
Douglas Smith como Elliot e Doug Jones como o Bye Bye Man em The Bye Bye Man (Reprodução)

Depois de fugir de lá por não aguentar mais os ataques constantes, ele acabou se tornando um serial killer que viajava pelo país de trem acompanhado de seu cachorro Gloomsinger, que ele mesmo criou costurando juntas todas as línguas e olhos de suas vítimas.

Da mesma maneira que acontece no filme, o Bye Bye Man é capaz de encontrar novas vítimas a partir do seu nome, que podia ser dito em voz alta ou meramente pensado.

Depois de encontrá-las, Gloomsinger caçava-as e chamava seu mestre com um sinistro assovio.

Para manter seu companheiro sempre inteiro, o Bye Bye Man da lenda também carregava um saco cheio de mais línguas e olhos, para o caso de Gloomsinger precisar.

Filme não usa metade dos elementos da lenda?

Jenna Kanell como Kim em The Bye Bye Man (Reprodução)
Jenna Kanell como Kim em The Bye Bye Man (Reprodução)

O filme The Bye Bye Man usa o personagem, mas não entra em grandes detalhes que enriqueceriam a história e envolveriam mais os espectadores, como as origens da entidade, o nome de seu parceiro ou mesmo para que ele serve.

A mitologia do vilão não foi explorada nem um pouco, a não ser como ele é atraído para as vítimas. O resto dos elementos são colocados na história, mas não recebem, tempo algum para serem contextualizados.

The Bye Bye Man está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›