Confira os maiores clichês de séries médicas como Grey’s Anatomy

Dramas médicos por algum motivo cativam o público e mesmo com várias séries acontecendo ao mesmo tempo, o número de fãs do estilo só aumenta. Do início ao fim, as histórias em ritmo acelerado deixam os fãs ansiosos para ver como esses cirurgiões resolverão os casos ou apuros que enfrentam.

Apesar de que os dramas médico como Grey’s Anatomy, The Good Doctor, e New Amsterdan se diferenciam de várias maneiras entre si, não há como esconder que todos sofrem diversos clichês, e o site Screen Rant elencou dez deles.

Confira a lista abaixo:

1 – Novatos ficando muito competitivos uns com os outros

Alguns dramas médicos gostam de contar histórias sobre médicos internos. Os estagiários são essencialmente médicos que estão nos estágios iniciais de suas carreiras médicas.

A primeira temporada de Grey’s Anatomy girou em torno de um grupo de estagiários, que inclui a personagem titular Meredith Grey e sua melhor amiga, Cristina Yang, entre outros.

Essas duas faziam parte de um conjunto icônico de estagiários que foram pegos em muito drama e travessuras. Da mesma forma, o novo drama médico canadense, Nurses, também gira em torno de um grupo de jovens enfermeiras que estão apenas começando no hospital St. Mary.

2 – Médicos ou enfermeiras com uma história misteriosa

Quando se trata de dramas médicos, muitas vezes somos apresentados a um personagem com uma misteriosa história de fundo.

Por exemplo, em New Amsterdam, ainda não sabemos muito sobre Max Goodwin, o personagem principal do show. Especificamente, não há muitas informações sobre seu passado, embora isso possa surgir em breve.

Em Grey’s Anatomy, o sedutor McDreamy foi apresentado como o perfeito e misterioso interesse amoroso de Meredith. No entanto, logo foi revelado que ele se casou no chocante final da primeira temporada.

3 – Médicos se relacionando com outros médicos ou enfermeiros

Na maioria das vezes, os dramas médicos de hoje também lidam com arcos de história que envolvem a vida pessoal da equipe médica. E quando os programas se tornam pessoais, também investiga as relações dos personagens uns com os outros.

Muitas vezes, havia algum flerte e, em alguns casos, os personagens se pegavam de verdade. Por exemplo, o Dr. Conrad Hawkins em The Resident acabou se reunindo com a enfermeira Nicolette “Nic” Nevin.

Em Chicago Med teve Dra. Natalie Manning e Dr. Will Halstead. Em Grey’s Anatomy teve Meredith e Derek, e The Good Doctor teve Dr. Claire Brown e Dr. Neil Melendez.

4 – Médicos que cruzam a linha para os pacientes

Dramas médicos geralmente gostam de explorar arcos de história envolvendo médicos que cruzam a linha ética quando estão lidando com pacientes.

Na maioria das vezes, os personagens que sentem a necessidade de fazer isso são retratados como indivíduos bem-intencionados que estão determinados a salvar seus pacientes.

Foi esse o caso quando a Dra. Izzie Stevens de Grey’s Anatomy que tomou a decisão de cortar o fio LVAD de Denny para aumentar suas chances de obter o coração de um doador.

Em Night Shift apresentou certa vez um enredo em que o Dr. TC Callahan vai contra o DNR de um paciente.

5 – Médicos com relações tensas com os pais

Em dramas médicos, os médicos e enfermeiros eventualmente formam laços estreitos e se tornam uma verdadeira família.

Na maioria das vezes, no entanto, esses mesmos personagens muitas vezes revelam ter relacionamentos difíceis com seus próprios pais.

Em Grey’s Anatomy descobrimos que Meredith e seu pai se separaram depois que ele e sua mãe se separaram.

No Chicago Med, foi finalmente revelado que o Dr. Connor Rhodes não estava exatamente nas melhores condições com seu pai depois que ele decidiu não se juntar aos negócios da família.

Em The Good Doctor, Shaun também teve um relacionamento tenso com seus pais depois que foi revelado que seu pai era abusivo com ele.

6 – Pacientes que estão bem e que morrem inesperadamente mais tarde

No caso de Grey’s Anatomy, um dos casos como este envolve ninguém menos que a estrela de This is Us, Mandy Moore.

Moore interpretou uma paciente que não acordava depois de passar por uma cirurgia que parecia rotineira.

Um evento semelhante aconteceu em New Amsterdam, onde a esposa de Max, Georgia, surpreendentemente morre após um grande acidente de veículo do qual ela parecia ter conseguido superar inicialmente.

7 – Salas de plantão se tornando um ponto de encontro

Namorar no trabalho é uma prática comum entre os profissionais médicos, pelo menos quando falamos sobre os fictícios que é mostrado em vários programas.

Mais interessante, a outra prática comum que também se pode observar envolve personagens ficando íntimos na sala de plantão.

Normalmente, essas salas são disponibilizadas aos médicos para que eles possam descansar um pouco entre os procedimentos.

Em programas como Chicago Med e especialmente Grey’s Anatomy, porém, eles também servem como um local preferido para os personagens se encontrarem.

8 – Emergências do paciente que envolvem codificação

Em qualquer episódio de drama médico, sempre há um paciente considerado em estado crítico.

E em alguns casos, resultam-se na necessidade de realização de RCP ou uso de desfibrilador.

Cenas como essa podem acontecer no início ou mesmo no final. Tudo depende de como isso se relaciona com o enredo.

Em alguns casos, um dos personagens principais do show acaba precisando de reanimação.

Este foi o caso de Grey’s Anatomy quando Meredith foi jogada em uma água muito gelada e parecia quase morta ao chegar ao hospital.

9 – Médicos realizando cirurgia de campo, às vezes com uma caneta

Cenas como essa normalmente são apresentadas quando o personagem precisa estar fora de um hospital.

Eles podem estar em uma reunião ou em um encontro. De qualquer forma, logo haveria um perfeito estranho que sofreria uma emergência médica, e o personagem continuaria a realizar um procedimento de emergência que envolve cortar a garganta do paciente para que ele possa respirar ou permanecer vivo.

Um dos procedimentos mais comuns mostrados é chamado de cricotireoidostomia, que geralmente é feita com uma caneta.

De acordo com a Reuters, no entanto, os pesquisadores disseram que “uma cricotireoidostomia apenas com uma caneta esferográfica é virtualmente impossível”.

10 – Equipe do hospital se reúne no ponto de encontro quando o turno termina a cada episódio

Estamos começando a pensar que todo drama médico precisa de um ponto de encontro para seus personagens se reunirem no final do turno.

No caso de The Night Shift, o telhado é onde a festa acontece. Personagens em Grey’s Anatomy quase sempre se encontram no Joe’s, estejam eles comemorando algo, esperando por notícias sobre um paciente ou de mau humor.

Quanto ao Chicago Med, os médicos costumam se encontrar no Molly’s. Por outro lado, em The Resident, Conrad e seus amigos gostam de ir ao Wayton’s Bar B Q.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›