Nem Quentin Tarantino entendeu Tenet

Apesar de ter feito sucesso em sua segunda vez em cartaz, a trama confusa e complicada de Tenet não foi totalmente compreendida por muitas pessoas e dentre elas está Quentin Tarantino.

O cineasta, que já se disse um admirador do diretor de Tenet, Christopher Nolan, confessou em participação no podcast americano ReelBlend, que viu o filme, mas que ficou um pouco confuso e precisava ver de novo para entender melhor.

“Preciso ver de novo, Preciso ver novamente”, ele afirmou rindo muito.

Não é a primeira vez que Tarantino se dedica a compreender um filme de Nolan, já que ele anteriormente comentou que assistiu Dunkirk várias vezes, mas também elogiou o longa, que segundo ele melhora cada vez que se assiste.

“Tive uma experiência interessante com ele nas primeiras vezes. A primeira vez na qual vi, não sei o que estava pensando da primeira vez. Acabei de lidar com o espetáculo de tudo isso. Não conseguia lidar com nada além do espetáculo de tudo isso”, ele salientou.

Ele explicou que gostou do filme desde o princípio, porém ele precisou ver três vezes para entender o que estava o impressionando tanto e compreendem de verdade a trama.

“Gostei do filme, mas o espetáculo quase me anestesiou com a experiência. Não senti nada emocional. Fiquei impressionado com isso. Mas eu não sabia o que me impressionava. Somente na terceira vez pude ver além do espetáculo e com quem a história conversa. Finalmente pude ver um pouco através das árvores”, ele contou.

John David Washington e Christopher Nolan durante as gravações de TENET (Divulgação)

Ele ainda elogiou o estilo de Nolan, que separou o filme em três partes, com a história se passando em períodos de tempo diferentes, afirmando que o diretor sobre trabalhar as mudanças temporais de forma maestral.

“O estilo é uma experiência envolvente, mas na terceira ou quarta visualização você supera isso e percebe os truques do mágico. No caso de Dunkirk, recompensa os esforços de Nolan para vê-lo mais. Há um ponto, no meio do filme, ele não pode errar, é uma sinfonia. Nada não funciona”, ele garantiu.

Na segunda tentativa

Tenet tem um histórico de exibição único e estranho, o filme foi lançado em agosto de 2020, com uma grande perspectiva diante a reabertura das salas de cinema, após meses fechadas, mas decepcionou se tornando um grande fiasco.

Após registrar um público péssimo e um lucro ainda pior no ano passado, o longa voltou aos cinemas em março deste anos, e surpreendentemente se tornou uma grande sucesso de bilheteria ao ser exibido em telas IMAX.

A produção deu a volta pro cima tendo sua exibição prolongada, após tem mais 30 exibições esgotadas, lotando os cinemas, o que fez com que lucrasse muito em poucas semanas.

O sucesso surpreendeu muito diante o fiasco da primeira tentativa, principalmente ao se considerar que na época o filme já estava disponível em home vídeo, plataformas de aluguel e até mesmo em cartuchos de Game Boy Advance.

O filme conta a história do agente da CIA conhecido como O Protagonista, que é recrutado pela misteriosa organização chamada Tenet, para participar de uma grande missão na qual ele precisa impedir o oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, Andrei Sator, a iniciar a Terceira Guerra Mundial

Tenet está disponível na HBO Max, apenas para assinantes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›