Rensga Hits: Roteirista explica nome da série

Palavra estranha tem tudo a ver com o universo sertanejo no qual o programa é ambientado

Na última semana a Globoplay recebeu em seu catálogo os quatro primeiros episódios de sua nova série brasileira, Rensga Hits, nome estranho que tem deixado o público curioso para saber o significado, algo que foi explicado por sua roteirista.

Ambientada no universo sertanejo de Goiânia, em Goiás, a série tem em seu nome um termo bem específico da região, também bastante usado no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul segundo Renata Corrêa esclareceu.

“(Rensga) É uma expressão de espanto, alegria, choque… Se fosse comparar seria mais ou menos como o sinistro do carioca. Ela vai da mais pura surpresa e alegria até um f*deu”, ela acrescentou sobre a palavra difícil de pronunciar.

Débora Secco em Rensga Hits (Reprodução/Youtube)

Junte o termo a algo especificamente musical e você tem não só o nome da série, mas também o da casa de composição de Marlene, personagem de Deborah Secco, que é a rival, no ramos de músicas sertanejas, da Joia Maravilha Records, comandada pela Helena Maravilha de Fabiana Karla.

As casas de composição são uma espécie de fábrica de músicas que se tornaram comum em Goiânia, onde diversos compositores trabalham criando muitas músicas todos os dias, que podem ser compradas por grandes cantores sertanejos.

Fabiana Karla em Rensga Hits (Reprodução/Youtube)

A roteirista admitiu que foi por pouco que ela não excluiu Rensga do nome da série e de seu roteiro, mas acabou percebendo que a palavra tinha tudo a ver com o mundo que ela queria representar no programa.

“Rensga realmente é uma palavrinha difícil. Quando eu recebi o projeto até pensei que teria que mudar isso em algum momento”.

“Mas conforme fomos fazendo pesquisa, conversando com as pessoas de Goiânia e convivendo com esse universo, a gente viu que era impossível tirar rensga. Porque é realmente o que representa a galera. Se fala rensga em Barretos, em festa pecuária, é muito popular”, ela salientou.

Rensga Hits é protagonizada por Alice Wegmann e Lorena Comparato (Divulgação/Globo)

Ela também revelou que o fato da palavra ser desconhecida no eixo Rio-São Paulo acabou reforçando para ela seu uso, pois ela queria retirar o programa desse ambiente onde quase todas produções para televisão brasileira são focadas.

“Depois de um tempo fiquei super defensora de rensga, mesmo sabendo que seria uma palavra que poderia gerar curiosidade ou confusão”.

“Montei uma equipe de roteiro super diversa. Tem gente de Brasília, de Minas, de Goiânia. Exatamente para descentralizar essa ideia de que audiovisual só pode ser feito por cabeças do Sudeste. Também pesou isso na decisão de manter o nome”, ela concluiu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›